Expressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Expressionismo

Introdução:

Surgindo ao final do século XIX o Expressionismo vem para revolucionar mais uma vez o mundo das Artes. Após o advento da fotografia os artistas se viram numa espécie de crise, pois não era mais necessário retratar o mundo da forma como ele era, pois a fotografia já o fazia, então eles retratavam o mundo exterior com base no seu mundo interior, de forma que nasobras ficavam nítidos os sentimentos do artista. Nessa época, o sentimento mais presente era o de angústia.
A Alemanha neste século passava por um período de guerras que acabou afetando muito o estado psicológico das pessoas, e com os artistas isso não foi diferente.
Desdobrava-se então um novo período pós-impressionismo que era caracterizado por pintores que preferiam o colorido brilhante dosfauvistas, mas que, também, adicionavam efeitos lineares mais fortes e contornos mais severos.
Além disso, o expressionismo também foi usado como forma de protesto, a partir do momento em que expressa à opinião do artista quanto ao que acontece com a sociedade de determinada época.
Van Gogh, considerado o principal precursor desse movimento, teve contribuições significantes para o mesmo, mas elefoi, na verdade, pré-impressionista, sendo, então, uma grande influencia para os artistas que vieram posteriormente.
Não só na pintura o expressionismo se manifestou, mas também na fotografia, literatura, arquitetura, cinema, teatro e etc.
No Brasil, o principal artista expressionista foi Cândido Portinari, que retratava o povo brasileiro em suas especificidades, diferenças raciais e sociais, e emsuas realidades específicas.

Definição
O expressionismo surgiu em um período de grandes transformações políticas, sociais e culturais. O século XIX estava chegando ao fim, essa época foi marcado luxo e grandes movimentos artísticos contemplados pela burguesia. Mas também havia temores por causa da Revolução Francesa. Assim as classes políticas fizeram algumas concessões como o ensinamentobásico obrigatório entre outros. Houve então uma queda no analfabetismo e um aumento nos fenômenos culturais.
Começava então um novo século, movido a novas ideias, novas técnicas e a novas maneiras de se expressar. Foi nesse momento que fotografia e o cinema deram seus primeiros passos, tentando imitar a realidade. Expandiam-se as técnicas e o modo de como pensar, levando a população a questionar aobjetividade do mundo que percebemos.
Foi um momento de expressão. Artistas dessa vanguarda procurava mostrar em suas artes o que eles viam e viviam. O fim do determinismo da supremacia da religião foi destaque para essa vanguarda, logo a população presava a ciência e a razão e acreditavam no individualismo e em suas capacidades como ser humano. Essa vanguarda então é marcada por artistas queteriam o objetivo de mostrar tal evolução.
"Expressionisme", essa palavra foi usada pelo artista Julien-Auguste Hervé para mostrar uma série de quadros em um salão de Paris. Em contraste ao impressionismo surgi assim à palavra que caracteriza essa vanguarda - expressionismo. Essa reação contra o impressionismo dar-se pelo fato de que os artistas dessa época plasmavam na tela uma "impressão" do mundocircundante, com um simples reflexo dos sentidos ao contrario das telas que surgiam na vanguarda expressionista que buscavam refletir o seu mundo interior, uma expressão dos seus próprios sentimentos. Suas telas eram caracterizadas por um forte conteúdo simbólico, com linhas e cores temperamental, tornando o expressionismo no começo do século uma arte moderna.
Artistas alemães como Ernst LudwigKirchner (1880 - 1938), Karl Schmidt-Rottluff (1884 - 1976), Erich Heckel (1883 - 1970), Emil Nolde (1867 - 1956), Ernst Barlach (1870 - 1938), entre outros, caracterizam o expressionismo alemão. Com cores contrastantes e pinceladas vigorosas revela o acento dramático e algumas obsessões temáticas, por exemplo, o sexo e a morte.
A arte expressionista encontra suas fontes no romantismo, mostra...
tracking img