Expressao online

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O bicho
Manuel Bandeira

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bichonão era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Rio, 27 de dezembro de 1947.
http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira03.html#bicho

O poema deManuel Bandeira, intitulado O bicho", expressa uma visão do eu-lírico sobre uma realidade que o aflige. Sobre o texto, é corretor afirmar que:
Resposta a. Em tom subjetivo (é uma visão pessoal), opoema relata uma sequência de acontecimentos chocantes, usando imagens ( ontem vi um bicho"), ações ( não examinava nem cheirava:/ engolia com voracidade") e uma série de negativas, para que o leitorsuspeite" de que bicho" se tratava. Ao final, a expressão meu Deus" revelam o choque associado à tristeza e decepção diante daquela realidade.
b. Em tom objetivo (é um comentário informativo), opoema relata uma sequência de fatos, através de imagens concretas ( ontem vi um bicho"), ações ( não examinava nem cheirava:/ engolia com voracidade") e uma série de negativas, para que o leitor entendarapidamente que se trata de um homem e não e um animal. A expressão meu Deus" revela a decepção política e social, que busca no religioso uma explicação.
c. O poema relata de forma esquemática umasequência de acontecimentos, usando a norma situacional do relato realista ( ontem vi um bicho", não examinava nem cheirava:/ engolia com voracidade") para esclarecer a mensagem a ser interpretada. Aofinal, a expressão meu Deus" demonstra um jargão religioso capaz de ser compreendido por todos.
d. Em norma padrão, o poema conta uma versão pessoal de acontecimentos tristes, usando a variedadede faixa etária, imagens chocantes ( ontem vi um bicho") e uma série de informações que confundem o leitor em sua compreensão da mensagem. Ao final, a constatação de que se tratava de um ser humano,...
tracking img