Experimento sobre as leis de ohm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Sergipe
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Departamento de Física

PRIMEIRA LEI DE OHM

DANIEL DANVELLY SANTOS BRAGA
DANIELLY VIEIRA SANTOS
THAINÁ DE ANDRADE RODRIGUES
WALTER ALMEIDA GENTIL

29 de abril de 2011
São Cristóvão/SE
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
MATERIAIS 7
PROCEDIMENTOS 7
RESULTADOS 10
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14

INTRODUÇÃO
Em todocircuito elétrico podemos ter os seguintes elementos:
* Um gerador: que é a fonte de energia elétrica
* Um receptor: que recebe a energia elétrica e a transforma em outra forma de energia, como, por exemplo, luz, lâmpada de filamento; calor, resistência do ferro elétrico; energia mecânica, motor elétrico etc.
* Condutores: por meio dos quais transportamos a corrente elétrica desde ogerador até os receptores e deste até o gerador.
Os três elementos conectados constituem os componentes de um circuito elétrico. Em um circuito elétrico, o gerador fornece a energia a todos seus elementos. Energia essa, que não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.
Partindo de tal principio, pode-se concluir que no gerador ocorre uma transformação de energia, esta transformação érealizada no momento em que a energia proveniente do gerador passa pelo resistor do circuito. Um resistor é um dispositivo elétrico utilizado, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora com a finalidade de limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito.
Figura 1 - Representação de um Resistor
R


Resistores são componentes que têmpor finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porémhá uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Quando ligado aos terminais de um gerador, esse resistor será submetido a uma diferença de potencial U=Ua-Ub e percorrido por uma corrente elétrica i.
Georg Simon Ohm (1787-1854) verificou que a corrente elétrica i que atravessa um condutor édiretamente proporcional à diferença de potencial U aplicada a seus terminais, ou seja, que o quociente V/i é constante. A corrente elétrica i é diretamente proporcional à diferença de potencial V. Podemos representar matematicamente o enunciado acima por:
V=Ri
Figura 2 - Representação esquemática da Primeira Lei de Ohm

No qual R é a constante de proporcionalidade, denominada resistência elétrica.Devemos observar que a resistência elétrica do resistor depende apenas do resistor e da sua temperatura. A unidade de resistência elétrica, no sistema internacional de unidades, é o ohm, simbolizado por Ω. Assim, de V=Ri, temos que:
1Ω=1V1A
Se colocarmos a corrente elétrica i em evidência, podemos observar que, quanto maior o valor de R, menor será a corrente elétrica. Essa constante mostra aresistência que o material oferece à passagem de corrente elétrica.
Vale salientar que a explicação foi desenvolvida tendo como base um condutor de resistência constante, onde a corrente elétrica é diretamente proporcional à tensão aplicada. É por isso que condutores desse tipo são chamados de condutores ôhmicos. Denominamos condutores ôhmicos ou lineares aqueles que obedecem à Lei de Ohm, ou seja,aqueles em que a relação V/i é constante. Os metais, na sua maioria, são resistores ôhmicos, quando mantemos suas temperaturas constantes. Se representarmos, num sistema de eixos cartesianos a variação de intensidade da corrente elétrica em função da diferença de potencial (tensão), teremos a curva característica de um condutor, que é uma reta oblíqua passando pela origem.

i(A)
V(V)

0...
tracking img