Experimento de oersted

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
 No ano de 1822, o professor dinamarquês H. C. Oersted fazia uma prática com circuitos elétricos quando descobriu, por acaso, um dos fatos mais importantes da Física. Aligação entre a Eletricidade e o Magnetismo, até então ramos separados da Ciência. Hoje, juntos na palavra Eletromagnetismo. Ele percebeu que um fio retílineo conduzindo corrente elétrica gera ao seu redorum campo de indução magnética.
 Os cientistas do mundo todo acreditavam que os fenômenos elétricos e magnéticos eram totalmente independentes um do outro. No entanto, Oersted notou queisso não era verdade.
Experiência de Oersted: Oersted verificou que ao aproximarmos uma agulha magnética a um fio condutor quando percorrido por uma corrente elétrica, ocorre desvio na agulhamagnética. Em outras palavras, ele descobriu que uma corrente elétrica percorrendo um fio condutor cria um campo magnético.
Campo magnético
Define-se como campo magnético toda região do espaço em torno de umcondutor percorrido por corrente elétrica ou em torno de um ímã. Seu sentido se dá do pólo Norte para o pólo Sul e tem direção perpendicular às linhas de indução.
Descrição do experimento
Primeiramente, devemos prestar atenção a um ponto simples como: o posicionamento relativo entre o fio com corrente elétrica e a agulha da bússola, pois, para movimentar a agulha magnética da bússola énecessário que agulha e fio estejam paralelos.
 Um fio retilíneo (no qual não havia corrente elétrica) foi colocado próximo a uma agulha magnética, orientada livremente na direção norte-sul;
Fazendo-se passar uma corrente no fio, observou-se que a agulha se desviava;
 Interrompendo-se a corrente no fio, a agulha voltava a se orientar na direção norte-sul.
 Portanto, a correnteelétrica no fio atuou sobre a agulha magnética de maneira semelhante a um ímã que fosse colocado próximo à agulha. Em outras palavras, a corrente elétrica estabeleceu um campo magnético no espaço...
tracking img