Esbo O O Experimento De Oersted E O Eletromagnetismo

923 palavras 4 páginas
O experimento de oersted e o eletromagnetismo

1. OBJETIVO:

O presente trabalho tem por finalidade realizar experimento sobre a relação entre eletricidade e magnetismo, baseado nos princípios de Oersted, destacando o fato de que corrente elétrica está associada a um campo magnético.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA:

Conforme Cavalcante (2014), ainda no ano de 1820, os cientistas do mundo todo acreditavam que os fenômenos elétricos e magnéticos eram completamente independentes um do outro. Contudo, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted notou que isso não era veridico.
Em suas experiências, Oersted observou que uma corrente elétrica, passando por um condutor, desviava uma agulha magnética colocada na sua proximidade, de tal modo que a agulha assumia uma posição diferente ao plano definido pelo fio e pelo centro da agulha (CAVALCANTE, 2014).
Oerstede utilizou inicialmente um fio condutor retilíneo, por onde passava uma corrente elétrica, e posicionou sobre esse fio uma agulha magnética, orientada livremente na direção norte-sul e ao fazer passar uma corrente no fio, notou que a agulha sofria um desvio em sua orientação, e que esse desvio era perpendicular a esse fio (CAVALCANTE, 2014).
Em seu experimento, ao interromper a passagem de corrente elétrica, a agulha voltava a se orientar na direção norte-sul. Dessa forma, concluiu que a corrente elétrica no fio se comportava como um imã colocado próximo à agulha magnética. A corrente elétrica estabeleceu um campo magnético no espaço ao redor dela, e esse campo foi o agente responsável pelo desvio da agulha magnética (CAVALCANTE, 2014).

3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:

Neste experimento, aprenderemos a conceituar o campo magnético e o vetor indução magnética, diferenciar campo elétrico do campo magnético, relacionar a indução magnética com as cargas móveis que a originou, reconhecer que a carga elétrica em movimento gera com indução magnética B em torno dela, reconhecer que a corrente

Relacionados

  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas