Resumo do texto um homem de letras, de oliver sacks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Oliver Wolf Sacks, (Londres, 9 de julho de 1933), é um neurologista britânico que escreveu diversos livros relatando casos dos seus pacientes. Em um de seus texos, Um Homem de Letras, Sacks relata ocaso de Howard Engel, um escritor canadense que desenvolveu alexia após sofrer um derrame cerebral.
O texto inicia-se com Engel narrando que ao pegar o seu habitual jornal deparou-se com umasimbologia diferente das 26 letras que compõe o alfabeto inglês. Segundo ele, parecia coreano ou cirílico. Primeiramente pensa que poderia tratar-se de uma simples brincadeira de algum amigo, mas ao analisarcalmamente o interior do jornal percebe que a simbologia distinta na verdade era formada pelas habituais letras do alfabeto inglês e que ele estava incapaz de conseguir ler. Neste momento, concluique havia sofrido um derrame cerebral e antes de chamar seu filho para irem ao médico percebe que ainda conseguia ver as horas normalmente, mesmo com todos seus outros livros aparentando a mesma grafia“oriental”.
Após submeterem Engel a diversos exames médicos, diagnosticam mais de um problema visual além da incapacidade de leitura: havia um grande ponto cego no quadrante superior direito de seucampo visual, e ele tinha dificuldade para reconhecer rostos, cores e objetos comuns. Engel observou:

“Objetos familiares como maçãs e laranjas de repente me pareciam estranhos, como alguma frutaasiática exótica. Um rambutan. Surpreso, eu me dava conta de que não sabia se tinha nas mãos uma laranja ou um grapefruit, um tomate ou uma maçã. Em geral conseguia distingui-los pelo olfato ou pelo tato.”(SACKS, 2010, p. 58)

Após seguir o conselho de uma enfermeira e tentar reproduzir a sua assinatura em um papel, Engel constata que ainda é capaz de escrever mesmo com sua capacidade de leituraafetada. Porém, ainda não conseguia ler suas próprias anotações uma vez que ainda enxergava a mesma escrita “servo-croata” de antes. Seu neurologista, após observar e pesquisar o caso, sugere que...
tracking img