Exodo rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÊXODO RURAL E URBANIZAÇÃO NO BRASIL - Carlos Alberto Teixeira Serra
É preciso equipar as cidades de pequeno e médio porte de modo que seus habitantes tenham suas necessidades satisfeitas e não precisem servir-se de centros maiores
Se o êxodo rural é apontado como uma das principais causas da urbanização acelerada no Brasil, a solução do problema está:

- na revitalização do trabalho no campo,com aumento da demanda de empregos;

- com o melhor e mais adequado uso da terra;

- com a adoção de um modelo descentralizador, que permita o desenvolvimento de pequenos e médios núcleos de produção (industrial e agroindustrial) e que, além disso, adote e encampe a vocação natural da região, funcionando como fixador do homem à terra, como premissa à implementação de uma política de uso dosolo urbano adequada a cada região.

É necessário que o governo não se preocupe apenas com o planejamento urbano dissociado das áreas rurais que os envolvem; é recomendável colocar-se em prática um planejamento integral, em que seja contemplado o âmbito municipal, o regional e o nacional.

Não se trata de diminuir a importância que os controles preventivos – tais como a definição do uso do solourbano – exercem na melhoria e manutenção da qualidade de vida. Evidentemente, estes são fundamentais; entretanto, observa-se que o Estado tem-se mostrado incapaz de controlar a ocupação desordenada, gerando, freqüentemente, conflitos insolúveis.
É preciso equipar as cidades de pequeno e médio porte de modo que seus habitantes tenham suas necessidades satisfeitas e não precisem servir-se decentros maiores.

Um tema de maior relevância é o da reforma agrária.
Ocupa desde há muito a atenção do povo, o discurso dos governantes e as páginas dos jornais, mas sua implementação continua tão inatingível como sempre.

É uma possibilidade descartada e combatida pelos grandes proprietários, que, em aliança com o capital financeiro – hegemônico na estrutura do poder – tem conseguidoparalisar os anseios e interesses dos sem-terra e de contingentes das camadas médias.

É um instrumento essencial à reformulação do modelo concentrador adotado no país, e sua implementação é condição fundamental para a fixação do homem no campo e diminuição do fluxo migratório em direção às grandes metrópoles e suas periferias.

Combinada com outros instrumentos de incentivos à utilização da terra,pode fazer reverter o processo extremamente concentrador hoje encontrado no país, o qual tem deteriorado continuamente as condições de vida de considerável parcela de nossa população.


* Prof. Carlos Alberto Teixeira Serra, professor aposentado da PUC-Rio e da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, é geógrafo e consultor.

carlosserra@br.inter.net



A migração do campo paraa cidade
O êxodo rural é caracterizado pela emigração da população residente em zona rural (campo) comdestino às cidades (zonas urbanas). Essa modalidade de migração ocorre em várias partes do planeta, fato que intensifica o processo de urbanização dos países.

No Brasil, o êxodo rural se destacou na década de 1950 e, principalmente, durante a década de 1960, esse fato foi impulsionado pelodesenvolvimento industrial ocorrido nas cidades da Região Sudeste, atraindo pessoas em busca de empregos e melhores condições de vida.

Essa modalidade de migração é consequência das dificuldades de manutenção da agricultura de subsistência e a concentração fundiária, visto que o modelo econômico vigente privilegia os grandes latifundiários através de empréstimos para a mecanização das atividadesrurais, fato que também agrava o êxodo rural, pois a mão de obra é substituída pelo intenso processo de mecanização das atividades agrícolas.

Mecanização das atividades agrícolas
Os pequenos produtores que não conseguem mecanizar sua produção, tendo, consequentemente, baixo rendimento de produtividade, acabam em desvantagem no mercado e, muitas vezes, vendem seus terrenos para pagarem...
tracking img