Existe uma literatura infanto-juvenil?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba/Virtual
Polo: Cuité de Mamanguape
Curso: Licenciatura em Letras- Disciplina: Estágio Supervisionado III-
Literatura Infanto-Juvenil
Prof.ª Ana Cristina Marinho Lucio

Aluno: Maurício Fernandes Bernardo
Data: 23/08/2011

Ensaio crítico
Existe uma literatura infanto-juvenil?

Drummond duvida através do argumento “o gênero literatura infantil tem, a meuver, existência duvidosa”. Ora! A literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou seja, é arte: fenômeno da criatividade que faz uma representação do mundo, do homem, da vida, através da palavra. Esta literatura faz uma fusão entre sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização. É uma literatura não menor que outro tipo de literatura, mas umaliteratura rica, pois destaca o poder da fantasia na construção de uma das formas de leitura de mundo. É seguindo pelo território da criação, da curiosidade e, principalmente, da imaginação que o ser humano caminha na paisagem mágica do seu próprio mistério. Essa visão mágica do mundo move o imaginário desde tempos arcaicos, transitando entre a infância e a maturidade de milhares de gerações. Mas,sem dúvida, a plenitude do pensamento mágico se revela na quadra da infância, pois a criança vê/lê o mundo a partir de suas impressões imaginárias, e tal contemplação espontânea deixa marcas decisivas na história memorialística deste leitor em construção. Vislumbrar o mundo com o olhar da fantasia é favorecer a presença da criatividade e do senso crítico, componentes necessários na prática daleitura reveladora.
Ao contrário do questionamento que Drummond faz “Será a criança um ser a parte, estranho ao homem, e reclamando uma literatura também a parte?”, Regina Michelli entende que esta literatura não é restritiva ou reduzida, pelo contrário, ela é abrangente, pois ela pode ser lida por qualquer idade e encantar, dependendo da riqueza da obra literária. Veja o que ela diz:A obra infanto-juvenil, se literária, amplia seu publico, incorporando o adulto ao oferecer-lhe a possibilidade de realizar múltiplas leituras. Mas do que isso, o leitor é envolvido pela magia de história e palavra, surpreendendo-se com uma qualidade que muitas vezes desconhecia existir em um texto aparentemente para criança. (MICHELLI, 2007, p.3)
Em contrapartida com a literatura infantil, quepossui uma linguagem clara direta e acessível, (e por isso, um dos fatores de abranger todas as idades e públicos) a literatura para adultos, na maior parte, possui uma linguagem erudita ou culta e, em vista disto, acessível a poucos e leitores especializados. Por isso, distancia-se dos leitores infantis e também da maioria dos leitores adultos.
Regina Michelli, no seu texto, defende que acriança e o adolescente transcendem e ultrapassam os estereótipos de ingênuas e cheias de purezas, desvelando que um texto infantil pode ser rico em criatividade e abordar vários temas. É dentro desta concepção que se abre uma reflexão sobre o lugar da literatura infanto-juvenil na leitura da escola e da vida.
Hoje, há uma produção literário-artística para as crianças que não nasce apenas danecessidade de se transformar em mero recurso pedagógico, mas cujas funções são o lúdico, o catártico e o libertador, além do cognitivo e do pragmático, já que visa preparar o indivíduo para a vida num mundo repleto de diversidades.
Autores como Pedro Bandeira e Ziraldo, entre outros, trazem as vozes das crianças e o universo cotidiano com seus conflitos para serem lidos/vistos/sentidos na literaturainfantil, conflitos esses levados a criança com uma proposta de dialogo não somente de imposição de valores, por meio de uma literatura que busque a arte, sua característica primária.
Michelli levanta uma questão muito importante no ensino tradicional de literatura: o paradidatismo e o reducionismo empregados em livros literários com a finalidade de ensinar exercícios gramaticais ou abordando...
tracking img