Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Calcule o número de massa, número atômico, número de prótons, número de elétrons e o número de nêutrons dos íons abaixo:

2) Dados os átomos. Quais deles:
a) São isóbaros? b) São isótonos?

3) O átomo X é isóbaro doe isótopo do .Calcule seu número de nêutrons.

4) Dados os seguintes átomos: X, Y e Z. Sabendo-se que X é isóbaro de Y e isótono de Z.Sabe-se também que Y tem número atômico 56, número de massa 137 e é isótopo de Z. O número de massa de Z é 138. Calcule o número atômico de X.

1) Um botijão degás de cozinha contém 11600g de butano (C4H10). Quantas moléculas de butano há no interior desse botijão?

2) Qual a massa molecular da Aspirina, C9H8O4, queé o ácido acetilsalicílico?

3) Uma pessoa utilizou 6,84g de sacarose (C12H22O11) para adoçar seu cafezinho. Depois de beber esse cafezinho, essa pessoa teráingerido quantos mols de sacarose?

4) Quantos átomos de alumínio (Al) existem numa panela de alumínio cuja massa é igual a 540g ?

Massas atômicas:
C =12 u H = 1 u O = 16 u Al = 27 u

1) O Naftaleno, conhecido pelo nome de naftalina, é obtido industrialmente pordestilação fracionada da hulha. Sua principal aplicação é como inseticida.Quantos carbonos primários, secundários, terciários e quaternários têm na naftalina.

2)Classifique as cadeias abaixo em abertas, fechadas ou aromáticas. Classifique também quanto à disposição dos átomos, quanto à saturação e quanto à natureza.
tracking img