Algas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Diatomáceas
As Crisófitas ou Diatomáceas, pertencem a divisão Bacillariophyta são organismos unicelulares e possuem formas coloniais, existem 200 géneros, não extintos, estimando-se queatualmente existam mais de 100 000 espécies diferentes , são encontrados na água doce e nos mares, possuem uma carapaça chamada frústula que se localiza externamente á membrana plasmática, formada por duasvalsas que se se encaixam na pleuna, sua composição é basicamente de sílica e carboidratos, o que lhe dá muita resistência. São eucariontes, possuem gametas masculinos da ordem centrales e possuem umflagelo, podem ser Autótrofas, Heterótrofas e Mixotróficas, seu pigmento é a clorofila a , c1 e c2, xantofilas e carotenóides, possuem uma coloração marrom-amarelada, verdes-amareladas oumarrom-escuras, óleos e crisolaminarina são seus produtos de reserva.
Possui reprodução;
Vegetativa: Ocorre através de divisão binária, porém após a divisão uma célula é maior que a outra.
Espórica: Formaçãode esporos chamados estatosporos em condições favoráveis .
Gamética: Sendo oogâmica ou idogâmica, sendo que a primeira ocorre na Ordem Centrales, onde o mesmo possui ciclo de vida haplobiontediplonte, o gameta masculino possui flagelo e é chamado de anterozóide, já o feminino é aflagelado e é chamado de oogônio, o zigoto formado é chamado de auxósporo, sua meiose ocorre na formação dosgamentas. A Idogâmica ocorre na Ordem Pennales, e é haplobionte diplonte, a partir de células vegetativas originam-se os gametângios que formam dois tipos de célula, uma imóvel e outra móvel por movimentosamebóides, em que os mesmos se fundem, seu zigoto é chamado de auxósporo, a fusão destes dois gametas é chamada de autogamia. Quando não ocorre a meiose gamética ou o processo sexual, porem a célula mãedesenvolve um auxósporo, chamamos esse processo de apomixia.
Sua importância em nosso meio, é efetivamente dada pelos depósitos formados pelas frústulas de diatomáceas mortas, que depositam-se em...
tracking img