Levantamento de conhecimento sobre as parasitoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LUCIENE DOS SANTOS LEITE

LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTO SOBRE AS PARASITOSES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
MACEIÓ, AL
2012

LUCIENE DOS SANTOS LEITE

PENDICULOSE NA ESCOLA: UMA AÇÃO EDUCATIVA

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Pesquisa Educacional como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Cursodo Curso de Ciências Biológicas Licenciatura.


Orientadora: Profª. Dra.. Cláudia Maria Lins Calheiros



UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA
2012

PROBLEMÁTICA

· A população escolar conhecer como se adquire a pendiculose?
· A população escolar conhece as formas deprevenção da pendiculose?
· A população escolar conhece os problemas que esse ectoparasito pode acalentar para essa população escolar?

JUSTIFICATIVA

A parasitologia é a ciência que estuda os parasitos e suas doenças em todos os seus aspectos, desde a caracterização básica dessas formas de vida, passando pelo estudo da patogênese, da epidemiologia, do diagnóstico e da profilaxia de doençasparasitárias. Muitas das vezes essas doenças são negligenciadas pelos profissionais das diversas áreas, sejam da área de saúde ou de educação, que teriam a responsabilidade se passar informações sobre os meios de contaminação e prevenção de tais doenças.
O desconhecimento dos diversos tipos de parasitoses pela população leva a automedicação, problema grave de saúde pública. Levando em consideraçãoque a Escola é a porta de entrada para uma sociedade mais esclarecida, e que os escolares são multiplicadores de informações em suas famílias, o presente projeto propõe realizar ações educativas sobre as principais parasitoses para escolares, as quais poderão ajudar a preencher a lacuna existente com relação às formas de transmissão e prevenção destas parasitoses, podendo contribuir para reduçãoda morbi-mortalidade das de tais parasitoses.

.

INTRODUÇÃO

A pediculose é uma doença muito comum na infância e é causada pela infestação de um ectoparasita popularmente chamado de piolho o Pediculus humanus capitis, que se devolve todo seu ciclo de vida no ser humano, alimentando-se de sangue.
No Brasil essa doença não é considerada como tal,e o seu controle é restrito aos órgãosmunicipais de saúde pública e sanitária , o que contribui , juntamente com alta contagiosidade , o manejo inadequado , negligencia da população e dos profissionais de saúde , para ineficácia do controle da mesma.

As doenças parasitárias representam um problema de saúde pública mundial de difícil solução (1). No Brasil, elas também ainda constituem um sério problema, apresentando maiorprevalência em populações de nível socioeconômico mais baixo e condições precárias de saneamento básico resultando em altos índices de morbidade e associando-se freqüentemente a quadros de diarréia crônica e desnutrição, comprometendo, como conseqüência, o desenvolvimento físico e intelectual, particularmente das faixas etárias mais jovens da população (2).
Alguns trabalhos realizados nos últimosanos no Brasil apontam índices muito altos de prevalências de diversas parasitoses (3). Um das causas desse fato é o desconhecimento da população com relação às formas de contaminação e principais formas de prevenção destas doenças. As parasitoses se dividem em parasitoses sanguíneas e teciduais, enteroparasitoses (parasitoses intestinais) e ectoparasitoses (geralmente artrópodes que têm o hábitode viver sob o corpo do hospedeiro). O presente projeto pretende avaliar o nível de conhecimento sobre formas de contaminação e prevenção das principais enteroparasitoses (protozooses e helmintoses) e ectoparasitoses, através da aplicação de questionários auto-explicativos aos escolares. Serão formuladas perguntas sobre as duas principais protozooses (amebíase e giardíase); as seis principais...
tracking img