Exercicios de sistema endocrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitue e cite as funções gerais do sistema linfático.
1) Cite e descreva os componentes do sistema linfático.
2) Descreva os capilares e vasos linfáticos.
3) Dê o conceito de linfa.
4) Descreva como as pressões hidrostáticas, oncóticas e osmóticas interferem no líquido extravasado.
5) Dê o conceito de edema e linfedema e cite as causas.
6) Por que não devemos fazer umadrenagem em um indivíduo com câncer ou infecção?

RESPOSTAS:
1) O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) a fim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.
Ele também transporta as vitaminase os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.
Outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.
2) A linfa é o fluido esbranquiçado que circula no interior dosvasos linfáticos. Ela é composta de leucócitos dos quais quase 99% são linfócitos.
Linfonodos, ou nódulos linfáticos são estruturas em forma de ovo, localizadas em certos pontos do sistema linfático. Cada linfonodo está ligado a diversos vasos linfáticos, que lançam linfa em seu interior. Os macrófagos presentes ao longo dos canais internos do linfonodo envolvem corpos estranhos presentes na linfae estimulam a multiplicação de linfócitos capazes de combater os corpos estranhos.
Vasos Linfáticos: Conduzem a linfa dos capilares linfáticos para a corrente sanguínea. Todos os vasos linfáticos têm válvulas unidirecionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulação sanguínea. Os Vasos passam através dos linfonodos, que contêm grande quantidade de linfócitos e atuam comofiltros, confinando organismos infecciosos como bactérias e vírus. Praticamente todos os tecidos do corpo possuem canais linfáticos. Os que não os tem, possuem os chamados pré-linfáticos. Quase toda a linfa é drenada para o duto torácico, que desemboca no sistema venoso. 1/10 do líquido que filtra dos capilares arteriais retorna ao sangue pelo sistema linfático.
3) São vasos linfáticos de pequenaespessura presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos, que terminam em dois grandes dutos principais: o duto torácico (recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax) e o duto linfático (recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço direito e de parte dotórax), que desembocam em veias próximas ao coração. Originam-se nos espaços intercelulares, tem fundo cego. Não há contato direto entre seu conteúdo e o liquido intercelular, ou as células dos tecidos. Infiltram-se entre estas devido a suas paredes serem extremamente finas facilitando a permeabilidade, que é maior do que a dos capilares sanguíneos.
4) É coloidal pela presença de proteínas(colóide), polifásico (por apresentar várias fases: gorduras, proteínas), heterogêneo por não conter apenas um elemento disperso e está disperso em água por ser o seu solvente principal. É ligeiramente salgado, tem cor transparente, e ligeiramente opaca (em jejum) e branco leitoso após a digestão (principalmente gorduras). Além disso, a cor varia para mais opaco quando se origina dos linfáticosintestinais. Sua densidade varia entre 1,007 e 1,043, dependendo do local onde é recolhida. Seu pH é ligeiramente alcalino e se coagula, mas, fracamente.
5) Pressão hidrostática intersticial: se diminuída essa força, o líquido não retorna para o meio intravascular, acumulando-se intersticialmente.
Pressão oncótica sanguínea: a redução da pressão oncótica provoca o não deslocamento do líquido do...
tracking img