Fisiologia do exercicio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Diego Costa Sanches

INTRODUÇÃO

A prática regular de exercício físico apresenta efeitos benéficos na prevenção e tratamento da hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade. Com isso, o condicionamento físico deve ser estimulado para todos, pessoas saudáveis e com múltiplos fatores de risco,desde que sejam capazes de participar de um programa de treinamento físico. Assim como a terapêutica clínica cuida de manter a função dos órgãos, a atividade física promove adaptações fisiológicas favoráveis, resultando em melhora da qualidade de vida. Este trabalho trata dos sistemas endócrino, cardiovascular e termorregulador com suas respectivas respostas fisiológicas ao exercício físico.SISTEMA ENDOCRINO

O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas, as quais tem como característica a produção de secreções, chamadas de hormônios. As glândulas endócrinas lançam os hormônios diretamente na corrente sanguínea, por onde eles atingem todas as células do corpo. O sistema endócrino, geralmente interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores eficazes. Osistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Assim os dois juntos atuam na coordenação e regulação das funções corporais.

Os principais órgãos que formam o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiróide, as supra-renais, o pâncreas, as gônadas (osovários nas mulheres e os testículos nos homens) e o tecido adiposo. A hipófise é uma glândula que produz numerosos e importantes hormônios, ela se encontra em uma cavidade óssea localizada na base do cérebro, que se liga ao hipotálamo através do pedículo hipofisário.

Grande parte das funções da hipófise é regulada pelo hipotálamo. A hipófise é dividida em duas partes: adenoipófise eneruroipófise. A adenoipófise tem origem através de células epiteliais, enquanto a neuroipófise tem origem nervosa. A hipófise tem como função a regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através das mamas.

O hipotálamo é uma região do encéfalo que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, através da síntese da secreção deneuro-hormônios. O hipotálamo auxilia o organismo a se ajustar às variações externas, controlando a temperatura corporal, o apetite, o balanço da água no corpo, além de ser o principal centro da expressão emocional e do comportamento sexual. Ele também faz a integração entre os sistemas nervoso e endócrino, assim ativando diversas glândulas produtoras de hormônios. A hipófise e o hipotálamo sãoresponsáveis por controlar todo o funcionamento do organismo direta ou indiretamente atuando sobre diversas glândulas.

Efeitos metabólicos e modificações hormonais decorrentes do exercício físico

O exercício físico ocasiona diversos efeitos fisiológicos que podem ser classificados como agudos imediatos, agudos tardios e crônicos. Os efeitos agudos são aqueles que ocorrem em associaçãodireta com a sessão de exercício, sendo subdivididos em imediatos, quando ocorrem imediatamente após a sessão, ou tardios, quando ocorrem nas 24 a 72 horas após o exercício. Já os efeitos crônicos, ou adaptações, são os resultantes da exposição freqüente e regular às sessões de exercício.

Adaptações decorrentes do treinamento

As adaptações ao treinamento são dependentes do tipo,intensidade e duração da atividade desenvolvida. A prática de exercícios aeróbios, por exemplo, está associada à melhoria da capacidade de realização de exercício submáximo prolongado, aumento da capacidade aeróbia máxima (VO2máx), número de capilares, volume sistólico, hipertrofia do ventrículo esquerdo, quantidade, eficiência e tamanho das mitocôndrias. No entanto, estas são apenas algumas das...
tracking img