Exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome :Pedro Paulo N°:33 1°B

Exercícios
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
1)  Considerando a formação do relevo terrestre é correto afirmar que:

As formas do relevo terrestre são as mesmas desde há milhões de anos, pois diferentemente da hidrosfera, biosfera e atmosfera, a litosfera é estática.
Uma ou outra formação se deve aomovimento das placas tectônicas, mas esse fato é raro, pois os movimentos mais profundos no interior da terra não interferem nos modelados do relevo.
Apenas os agentes externos, como a chuva e o vento são responsáveis pelas formas de relevo.
O relevo refere-se às formas da crosta terrestre, como o núcleo, manto e magma, também chamados de agentes internos do relevo.
As formas do relevo terrestre sãoo resultado da ação de forças internas e externas da Terra, sendo importante analisar até os movimentos mais profundos no interior do planeta.

Comentário: 
Parabéns, você marcou a alternativa correta.
2)  O continente africano desafia os geólogos, pois toda a sua metade meridional (sul), ergue-se a mais de 1.000 metros sobre o nível do mar. Uma equipe de pesquisadores apresentou uma soluçãodesse desafio, sugerindo a existência de um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima.  
Considerando seus conhecimentos sobre a formação do relevo terrestre, e com base no texto, é correto afirmar que esta teoria é:

a) improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhares de anos.
b) pouco fundamentada, pois as forças externas,como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo.
c) plausível, pois as formas de relevo resultam da ação combinada entre forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra.

d) plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada em outras regiões da África.
e) injustificável, porque os movimentos mais profundosno interior da Terra não interferem nos acidentes geográficos que aparecem na sua superfície.
Comentário: 
Resposta correta!
3)  Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km2, um pouco menor que o nosso Paraná. Ainda assim, por conter a parte central da Cordilheira do Himalaia, o Nepal possui oito das mais altas montanhas do planeta. Sua altitude decrescerapidamente de norte para sul, até encontrar a planície do Terai, a apenas 70 m sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8.848 m do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km.  
O texto se refere à mais alta cordilheira do mundo, o Himalaia, onde fica o Nepal. Com suas altitudes contrastantes, o Himalaia originou-se num tempo próximo e da mesma forma que outrasgrandes cordilheiras do planeta, como os Andes e as Rochosas.  
A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra deve-se a:

a) falhamentos.
b) dobramentos.

c) longos processos de erosão.
d) vulcanismo.
e) formação de fossas tectônicas.
Comentário: 
Resposta correta!
4)  Marque a alternativa que indica, corretamente, exemplos de processos que englobam a ação de agentes externos naformação do relevo terrestre.

a) tectonismo, deposição, falhamento.
b) terremoto, vulcanismo, assoreamento.
c) erosão, transporte, sedimentação.

d) dobramento, aluvionamento, erupção.
e) vulcanismo, falhamento, tectonismo.
Comentário: 
Resposta correta!
5)  Existe uma unidade de relevo submarino que se caracteriza por possuir uma inclinação escarpada que desce abruptamente da plataformacontinental. Essa unidade de relevo é denominada:

a) cordilheira mesoceânica.
b) planície abissal.
c) astenosfera.
d) elevação continental.
e) talude continental.
Comentário: 
Resposta correta!
6)  
Um rio escava seu leito e aprofunda seu vale ao longo do tempo. Marque a alternativa que contém fatores responsáveis pela maior intensidade deste processo.

a) Baixa pluviosidade, baixa...
tracking img