Exercicio de portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reescreva de duas formas diferentes, em um só período, cada grupo de informações. Observe que, em cada caso, uma das sentenças será a informação básica, e as outras serão complementares.

1) Os conquistadores espanhóis estavam cegos pela cobiça. Os conquistadores espanhóis enxergaram apenas o brilho do ouro. Os conquistadores espanhóis menosprezaram as cidades, os templos e as obras de arte queencontraram na América.

2) Astecas e incas já foram bastante estudados ao longo dos séculos. Astecas e incas conheceram a fúria dos invasores. Astecas e incas tiveram seus impérios destruídos pelos invasores.


3) As atenções dos estudiosos se voltam agora para uma civilização ainda mais complexa e desafiadora. Essa civilização mais complexa e desafiadora é a dos maias. Os maias viveram seuauge no ano 250 da era cristã. Os maias desapareceram 600 anos antes da chegada dos espanhóis.

4) Os maias eram um povo poderoso e capaz de construir cidades monumentais no meio da selva. Os maias sumiram do mapa misteriosamente.

5) Os maias dispunham de um símbolo para identificar o algarismo zero. O algarismo zero é um conceito matemático complexo e valioso. O zero só foi conhecido pelaEuropa através dos hindus. Os hindus o desenvolveram independentemente no século IX.

6) Pelo menos cinco milhões de maias chegaram a habitar a Península do Yucatán. Essa península é um apêndice da América Central. Esse apêndice é banhado pelo Mar do Caribe. O Mar do Caribe é hoje partilhado por cinco países.

7) Na Terra, não existem mais lugares como a Antártica. A Antártica é um continenteselvagem. A Antártica proporciona aos cientistas vislumbres incomparáveis do funcionamento do planeta. Na Antártica há vulcões ativos, geleiras impetuosas, instáveis placas de gelo. As placas de gelo deslizam inexoravelmente para a costa.

8) A Antártica não é apenas o continente mais alto, seco e frio do mundo. A Antártica é também o lugar que mobiliza o melhor do espírito humano. Essa é aopinião do explorador Ernest Shackleton.

9) A França e a Itália estão gastando 25 milhões de dólares na construção de Concórdia. Concórdia é uma base internacional de pesquisa. Ela fica num local conhecido como Domo C. Esse local está situado em uma região ainda mais elevada, fria e remota do planalto polar.

10) A base americana de McMurdo é conhecida como MacTown por seus residentes. Ela é a sedelocal da Fundação Nacional de Ciências. Essa fundação é o órgão responsável pela implementação do Programa Antártico americano. Esse programa custa 200 milhões de dólares por ano.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1ª) Os conquistadores cegos pela cobiçaenxergavam apenas o brilho do ouro. Menosprezavam as cidades, os templos e as obras de arte que encontraram na América.
1B) Os conquistadores menosprezaram as cidades, os templos e as obras de arte que encontraram na América. Estavam cegos pela cobiça enxergando apenas o brilho do ouro.

2ª) Astecas e incas já foram bastante estudados ao longo dos séculos. Eles conheceram a fúria dos invasores quandotiveram seus impérios destruídos.
2B) Astecas e incas tiveram seus impérios destruídos quando conheceram a fúria dos invasores. Eles foram bastante estudados ao longo dos séculos.

3ª) A atenção dos estudiosos se voltam agora para uma civilização ainda mais complexa e desafiadora como é a dos maias. Esse povo viveu seu auge no ano 250 da era cristã e desapareceram 600 anos antes da chegadados espanhóis.
3B) Os maias tiveram seu auge no ano 250 da era cristã, desaparecendo 600 anos antes da chegada dos espanhóis. Essa civilização complexa e desafiadora é alvo da atenção dos estudiosos.

4ª) Os maias eram um povo poderoso e capaz de construir cidades monumentais no meio da selva, mas sumiram misteriosamente do mapa.
4B) Os maias sumiram misteriosamente do mapa, mesmo sendo um...
tracking img