Exercicio de informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Petróleo
O petróleo é um hidrocarboneto fóssil de origem orgânica encontrado em bacias sedimentares resultantes do soterramento de antigos ambientes aquáticos. Seus diversos subprodutos se apresentam em todos os estados de agregação: solido (asfalto, plástico, entre outros), líquidos (óleos lubrificantes, gasolina e outros combustíveis) e gasosos (gás combustível). Em suas formas de ocorrêncianatural, é utilizado há muito tempo: na vedação dos reservatórios de água construídos pelos incas; na pavimentação em conjunto com pedras, das estradas romanas (como a Via Ápia) e na vedação de antigas embarcações.
Desde a década de 1930, com a criação das primeiras indústrias petroquímicas, o petróleo é uma matéria-prima importantíssima, presente de forma constante em nosso cotidiano nas maisdiversas formas: materiais de construção e de embalagem, ingredientes de tintas, de fertilizantes e de produtos farmacêuticos, alem de inúmeros tipos de plásticos. Ate mesmo as fabricas de chiclete utilizam petróleo como uma de suas matérias primas.
Sua utilização como fonte de energia iniciou-se em 1859, na Pensilvânia, Estados Unidos, quando Edwin Drake encontrou petróleo a apenas 21 metros deprofundidade e passou a comercializa-lo com as cidades – para ser utilizado na iluminação publica , com as indústrias e com as companhias de trem- em substituição ao carvão mineral usado nas maquinas a vapor.
O petróleo, por ser liquido e apresentar maior facilidade de transporte que o carvão mineral, passou a Ser consumido em quantidades crescentes a cada ano. Embora o carvão mineral tenha sido afonte de energia que impulsionou o crescimento industrial e econômico em diversos países desde o final do século XVIII, na primeira revolução industrial, esse papel foi assumido pelo petróleo no século XX, com o advento da segunda revolução industrial, principalmente depois da invenção do motor a explosão. O incremento do consumo foi acompanhado pelo surgimento de centenas de companhiaspetrolíferas atuando em todas as quatro fases econômicas de sua exploração: extração, transporte refino e distribuição com a invenção do motor a explosão e seus uso em veículos, o consumo mundial de petróleo disparou. As empresas do setor petrolífero cresceram no mesmo ritmo do consumo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Algumas dessas empresas tornaram-se multinacionais e deram oportunidade paraa formação do cartel e do oligopólio no setor petrolífero, em escala mundial. Em 1928 as sete maiores empresas petrolíferas formaram um cartel (as “sete irmãs”), que dividiu o planeta em áreas de influencia, controlando a extração, o transporte, o refino e a distribuição da principal fonte de energia dos sistemas de transporte e da produção industrial do globo. Esse fato causou grande reação emdiversos países, principalmente nos que dependiam da importação do produto.
Na tentativa de controlar tanto o comercio como as demais atividades petrolíferas, começaram a ser desenvolver, a partir da década 1930, diversas empresas estatais que passaram a atuar diretamente nas quatro faces econômicas de exploração do petróleo, ou pelo menos em uma delas, segundo as prioridades estabelecidasinternamente. Entre os exemplos mais significativos estão a pemex (México), a PDVSA (Venezuela) e a ENI (Itália).
No Brasil, com a criação da Petrobras em 1953, a extração, o transporte e o refino foram estatizados. Em 1995, foi extinto o monopólio da Petrobras.
A segunda ação na tentativa de desmobilização do poder das “sete irmãs” concretizou-se em 1960, com a criação da Organização dos PaísesExportadores de petróleo (Opep). A Opep foi fundada pelo Irã, Iraque, Kuwait, Arábia saudita e Venezuela. Atualmente, esse cartel é composto por 11 paises-membros: além dos fundadores, conta com os emirados Árabes Unidos, Catar, Indonésia, Argélia, Nigéria e líbia.
Em 1973, os países da Opep promoveram um drástico aumento no preço do barril (159 litros) de 2,70 para 11,20 dólares, aproveitando-se...
tracking img