Exercicio bioquimica resolvido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Definir proteína e dizer quais são os produtos de hidrólise total de uma proteína.
Proteínas: são compostos orgânicos de alto peso molecular, formadas de aminoácidos. Representam cerca de 50% a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
A hidrólise completa dessas proteínas produz unicamente aminoácidos.

2)Explicar a existência demilhares de proteínas diferentes uma vez que toda proteína é constituída dos mesmos 20 aminoácidos.
Todas as proteínas, com poucas exceções, contêm todos os 20 aminoácidos, em proporções que variam muito de proteína para proteína. Cada proteína apresenta uma estrutura espacial definida e característica. Apesar de existirem inúmeras conformações teoricamente possíveis, todas as moléculas de uma dadaproteína, ao serem sintetizadas, assumem a mesma conformação espacial, mostrando que esta é a conformação de menor energia livre, ou seja, a conformação energeticamente mais favorável nas condições celulares. Esta conformação, entretanto, não é permanentemente fixa, e, muitas vezes, alterações transitórias da estrutura estão relacionadas com a função desempenhada pela proteína.

3)Escrever asfunções que as proteínas podem desempenhar nas células vivas? Para cada função citada dê um exemplo de uma proteína.
As funções que desempenham são estruturais e dinâmicas.
.Funções biológicas das proteínas: Transporte-> hemoglobina que transporta oxigênio para os tecidos e mioglobina no sangue e músculos.
.Contratilidade: actina e miosina que atuam na contração muscular.
.Estrutural ou deSustentação: queratina e colágeno que formam os componentes do esqueleto celular.
.Defesa: imunoglubinas e o interferon, que atuam no combate a infecções bacterianas e virais.
.Catalise Enzimática: catalisam as milhares de reações químicas extraordinariamente diversas que ocorrem no organismo.
.Regulação Metabólica: insulina e glucagon que atuam no controle global do metabolismo, devido à sua açãohormonal.

4)Definir aminoácidos.
Os aminoácidos são compostos que apresentam, na sua molécula, um grupo amino (-NH ) e um grupo carboxila (-COOH). Em pH fisiológico, esses grupos estão na forma ionizada: -NH , -COO e –NH .

5)Escrever a fórmula geral de um aminoácido, citando os componentes dessa fórmula.
Os aminoácidos tem uma fórmula básica comum, na qual os grupos amino e carboxila estãoligados ao carbono , ao qual também se liga um átomo de hidrogênio e um grupo variável chamado cadeia lateral ou grupo R:

6)Os aminoácidos encontrados nas proteínas são denominados alfa L aminoácidos. Explicar por que são assim denominados.
Os aminoácidos com carbono assimétrico apresentam dois isômeros opticamente ativos: formas D e L. Todas as proteínas encontradas nos seres vivos são formadospor L-aminoácidos, ou seja, o grupo amino (H N) tem que estar sempre do lado esquerdo do carbono .

7)Diferenciar um aminoácido do outro.
Os aminoácidos diferem entre si pela estrutura da cadeia lateral.

8)Classificar os aminoácidos de acordo com a polaridade da cadeia lateral.
São classificados em duas grandes categorias: apolares (grupo R hidrofóbicos) e aminoácidos polares (grupo Rhidrofílicos).
Os aminoácidos apolares têm grupos R constituídos por cadeias orgânicas com caráter de hidrocarboneto, que não interagem com a água. Pertencem a este grupo: glicina, alanina, valina, leucina, isoleucina, metionina, prolina, fenilalanina e triptofano.
Aminoácidos Polares: são os que têm nas cadeias laterais, grupos com carga elétrica líquida ou grupos com cargas residuais, que oscapacitam a interagir com a água. Estes aminoácidos são subdivididos em três categorias, segundo a carga apresentada pelo grupo R em soluções neutras: aminoácidos básicos, se a carga for positiva; aminoácidos ácidos, se a carga for negativa; e aminoácidos polares sem carga, se a cadeia lateral não apresentar carga líquida. Os aminoácidos básicos são: lisina, arginina e histidina. Os aminoácidos...
tracking img