Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL ATHENEU SERGIPENSE
DISCIPLINA: Filosofia
Prof. Denilson Melo Rodrigues
Data: 16/11/12
Aluna: Lara da Silva Oliveira
Série/turma: 3º ano “A”

FICHAMENTO

Referênciabibliográfica:
EPICURO. Carta sobre a Felicidade. Tradução baseada na edição de Arrighetti. Epicuro. Opere. Torino, 1973. ©2007 CEFA e Portal Brasileiro da Filosofia. Versão on line extraído do siteportal.filosofia.pro.br/fotos/File/epicuro1_1.pdf.

Objeto: Aborda um análise sobre a carta que foi apresentada por Epicuro para os seus discípulos.

Objetivos: 1) A felicidade do homem. 2) Apresentar abiografia de Epicuro. 3) Apresentar a carta e sua respectiva tradução.

Metodologia: O autor aborda a tradução da carta a felicidade enviada a Meneceu. Ao enviar essa carta a Meneceu, Epicuro falasobre a importância do estudo a filosofia, mostrando que a pessoa que pratica se torna mais feliz. Retrata sobre a existência dos deuses, que são considerados como imortais. Fala sobre a morte como opior mal, mas diz que ninguém deve ter medo da mesma, mostra os variados tipos de desejos, e que o que se deve ter de mais importante é a saúde do corpo e a paz do espirito. Logo, também afirma que umhomem sendo inteligente não deve acreditar no destino e nem na sorte de tal modo.

Principais conceitos utilizados pelo autor: 1) Equivoco sobre a doutrina epicurista: "A presente Carta sobre afelicidade, para além de sua significcação intrínseca, não deixa de ser um documento absolutamente decisivo para desfazer aquele equívoco que uma tradição apressada costuma associar à doutrinaepicurista, quase sempre confudida com o gozo imoderado dos prazeres mundanos, como se não se distinguisse do hedonismo puro e simples.” 2) Teoria Prazer – “(...) afirmamos que o prazer é o inicio e o fim deuma vida feliz”. 3) Meta do exercício da filosofia: " [...] considerada desde logo como uma disciplina cuja única meta é justamente tornar feliz o homem que a pratica, de ta modo que este deve...
tracking img