Exegese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCÍPIOS E NORMAS DE UMA INTERPRETAÇÃO CORRETA – HERMENÊUTICA E EXEGESE


HERMENÊUTICA


Este termo provém do verbo grego ηρμηνευω que significa declarar, anunciar, interpretar ou esclarecer o sentido de uma palavra ou de uma frase. Estas múltiplas significações do verbo hermeneuo podem ser sintetizadas na frase: tornar alguma coisa compreensível.
Ela é definida como aciência da interpretação de textos escritos, de acordo com as regras e princípios cientificamente formulados.
Há cogitações, mas não absoluta certeza de que a palavra seja derivada de Hermes, o mensageiro dos deuses a quem se atribui a origem da linguagem.
Schleirmacher explica hermenêutica como sendo, "a doutrina da arte de compreender".
Louis Berkhof no livro Princípios de InterpretaçãoBíblica, página 11, assim a define: "Hermenêutica é a ciência que nos ensina os princípios, as leis e os métodos de interpretação".
A necessidade de uma ciência da interpretação nasceu virtude das diversidades mentais e culturais das pessoas e nações.
O objetivo da interpretação é apresentar a revelação Deus, numa linguagem que seja compreensiva ao homem moderno.
Roberto M. Grantdefiniu a tarefa da interpretação de qualquer registro do pensamento humano como sendo a exposição que o autor quer dizer em termos de nossas próprias formas pensamento. A Short History of the Interpretation of the Bible, p. 11.
A hermenêutica estabelece princípios, métodos e regras necessárias para elucidar palavras ou frases, cujo sentido não esteja bem claro. A hermenêutica teológica procuratraduzir, interpretar e fazer compreensiva a mensagem da Bíblia na situação contemporânea.


POR QUE HÁ NECESSIDADE DO ESTUDO DA HERMENÊUTICA?


O estudo de Hermenêutica é muito importante para os futuros ministros do evangelho, porque:
a) Somente o estudo inteligente da Bíblia lhes fornecerá o material de que necessitam para a construção de sua teologia.
b) Cada sermão pregado deverepousar numa sólida fundamentação exegética. Esta é uma das maiores aspirações dos nossos dias.
c) Instruindo os jovens da igreja, e na visitação aos lares, os ministros são freqüentemente solicitados a interpretar passagens da Escritura, Em tais ocasiões, um conhecimento razoável das leis de interpretação será de valor inestimável.
d) Será parte de seu ministério defender a verdadecontra os ataques da Alta Crítica. Mas, para poder fazer isto eficientemente, os ministros devem saber manuseá-la.
e) A exegese se tornou necessária para evitar o erro, desde que o pecado obscureceu o entendimento do homem.


EXEGESE
Disciplina que aplica métodos e técnicas que ajudam na compreensão do texto.
Do ponto de vista etimológico hermenêutica e exegese são sinônimas, mas hojeos especialistas costumam fazer a seguinte diferença: hermenêutica é a ciência das normas que permitem descobrir e explicar o verdadeiro sentido do texto, enquanto a exegese é a arte de aplicar essas normas.


PRINCIPIOS HERMENÊUTICOS


Retirados de várias fontes e harmonizados, aqui se encontram doze princípios que devem ser seguidos na interpretação bíblica:
1º) Denomina-se princípio daunidade escriturística. Sob a inspiração divina a Bíblia ensina apenas uma teologia. Não pode haver diferença doutrinária entre um livro e outro da Bíblia.
2º) Deixe a Bíblia interpretar a própria Bíblia. A Escritura é a sua própria intérprete. Este princípio vem da Reforma Protestante, que declarava Sola Scriptura, isto é, só a Bíblia. (Ver Apêndice). O sentido mais claro e mais fácil de umapassagem explica outra com sentido mais difícil e mais obscuro. Este princípio é uma dedução do anterior.
3º) Jamais esquecer a Regra Áurea da Interpretação, chamada por Orígenes de Analogia da Fé. O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de passagens isoladas.
4º) Sempre ter em vista o contexto. Ler o que está antes e o que vem depois para...
tracking img