Europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra Europa deriva de ereb, que pertence às línguas semíticas e significa “região onde o sol se põe.” O termo era usado nos séculos IX a.C. e VIII a.C. para designar a parte continental oeste da Grécia. A Europa é o segundo menor continente do mundo, com uma área de 10.349.915 Km2, incluindo as partes europeias da Federação Russa e da Turquia. É banhado ao norte pelo Oceano Ártico, a oestepelo Atlântico e ao sul pelo Mar Mediterrâneo. Europa e Ásia pertencem a uma mesma porção de terra denominada Eurásia.
A sua fronteira convencional compreende os Montes Urais, o Rio Ural, o Mar Cáspio, a cadeia de montanhas do Cáucaso e o Mar Negro. A pequena dimensão de seu território contrasta com sua importância histórica, cultural, política e econômica. O continente é o berço da civilizaçãoocidental, abrigando inúmeras conquistas no plano da ciência, das idéias e das artes. A diversidade dos povos que ali se estabeleceram e sua longa tradição histórica contribuem para essa riqueza cultural. O continente apresenta a menor taxa de crescimento demográfico do mundo (0,04% entre 1995 e 2000) e é o continente de povoamento mais uniforme.
A maioria dos europeus fala idiomas do troncoindo-europeu. As línguas mais difundidas pertencem aos ramos latino (espanhol, italiano, francês e português), germânico (alemão, inglês e escandinavo) e eslavo (russo, búlgaro, iuguslavo e ucraniano). O continente exerceu, durante séculos, um papel hegemônico sobre o resto do mundo. Impulsionadas pela expansão marítima e comercial, as potências coloniais, como Reino Unido, Espanha, França, Portugal eHolanda, constroem impérios com extensão consideravelmente maior que a superfície de seus Estados. A Europa é o primeiro continente do mundo a modernizar sua economia. Também é na Europa que eclodem a Revolução Industrial, liderada pela Inglaterra no século XVIII e a Revolução Francesa, a partir das quais se organizam as sociedades modernas, baseadas no capitalismo e na democracia liberal. Naprimeira metade do século XX, a Europa é devastada por duas guerras mundiais e, posteriormente, dividida em dois blocos: capitalista e comunista.
A criação da Comunidade Econômica Européia (atual União Européia), em 1957, e o encerramento da Guerra Fria, no final dos anos 80, inauguraram uma nova fase em sua história, marcada por tentativas de cooperação entre antigas nações rivais. Apesar de todoo desenvolvimento existem ainda grandes contrastes entre as prósperas nações capitalistas do Ocidente e os países do antigo bloco comunista, que vivem em grandes problemas de pobreza e subdesenvolvimento. O passo decisivo para a consolidação da União Europeia foi dado em 1999 com a implantação da moeda comum - o euro, a qual foi oficialmente adotado por 11 das 15 nações que formam a União.
AEuropa apresenta cinco grandes penínsulas — Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava e da Jutlândia - e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais estão as Ilhas Britânicas, a Islândia, Córsega, Sardenha, Sicília, Creta, Malta e Chipre. É constituída de 48 países, e sua divisão geopolítica esta classificada como: Europa Oriental (Albânia, Armênia, Azerbaijão, Belarus, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária,Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Federação Russa, Geórgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Checa, Romênia, Turquia e Ucrânia) e Europa Ocidental (Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Portugal, ReinoUnido, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano). O ponto mais elevado do continente é o Monte Elbro - 5.642m (Federação Russa); a maior depressão é o Mar Cáspio - 28m (Federação Russa, Azerbaijão, Cazaquistão, Irã e Turcomenistão); a maior ilha é a Grã-Bretanha - 228.273 Km2; o maior mar é o Mar do Norte - 574.536 Km2; o maior golfo é o Golfo de Bothnia - 177.000 Km2; o maior lago é o Ladoga -...
tracking img