Eu tambem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
vivemos a espera de vc..

Quais as causas do desemprego

O desemprego no Brasil tem diminuído de uma forma espantosa. Infelizmente as pessoas ficam cada vez mais desesperadas, procurando empregos em diversos lugares, em busca de no mínimo um salário mínimo para levar a vida. Mas existem causas para o desemprego, e se você deseja saber quais são, para não correr o risco de se tornar umdesempregado, vamos proporcionar de uma maneira simples e rápida as causas da falta de vagas de emprego.
Sem dúvidas as causas mais comuns podem se resumir nos seguintes fatores:
Primeiramente são sem dúvidas as inovações tecnológicas, que levam as empresas substituir os trabalhadores por máquinas, ou melhor, por equipamentos de produção. E claro que o ou fator, é a falta de qualificação dostrabalhadores, a despreparação para as exigências das empresas e fábricas. Entre muitos outros, como os que encarecem a mão-de-obra.
Mas devemos admitir que o avanço tecnológico é o motivo que trás desemprego aos trabalhadores, dependendo da área, é bem mais lucrativo utilizar equipamentos de produção, pois é menos gastos, não necessita pagar salário, enfim. Então pense em seguir uma área profissional quevocê possa ter chances, que você tenha a certeza que o mercado de trabalho possa sorrir para você.

Pesquisa de Emprego e Desemprego do Dieese é feita mensalmente nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal

Por Vinicius Konchinski
A taxa de desemprego subiu para 10,4% em janeiro nas sete maiores regiõesmetropolitanas do país. O índice foi divulgado hoje (23) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) são de 0,03 pontos percentuais maiores do que registrado em dezembro do ano passado (10,1%).

A Pesquisa de Emprego e Desemprego do Dieese é feita mensalmente nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e noDistrito Federal. Segundo o estudo, em janeiro, foram eliminados 165 mil postos de trabalho nesses locais.

Mais 108 mil pessoas deixaram a População Economicamente Ativa (PEA). Isso resultou em um aumento de 57 mil pessoas no número de desempregados.

A taxa de desemprego aumentou em Recife (de 12,8% para 13,5%), Belo Horizonte (de 7,1% para 7,7%) e São Paulo (de 10,1% para 10,5%). Porém,mantiveram-se praticamente estável em Fortaleza (de 8,3% para 8,5%), Porto Alegre (de 7,2% para 7,3%) e Salvador (de 13,8% para 13,6%). No Distrito Federal, ela caiu ligeiramente (de 12,9% para 12,6%).

Já entre os setores, o nível de ocupação caiu nos serviços (1,1%), na indústria (1%), na construção civil (2,1%) e no agregado de outros setores (1,2%). Só o comércio registrou aumento do nível deocupação, com crescimento de 1,1% e 35 mil postos gerados.

Na comparação entre janeiro deste ano e janeiro do ano passado, porém, a taxa de desemprego caiu 2 pontos percentuais. Baixou de 12,4% no início de 2010 para os 10,4% em janeiro de 2011. Destaque para Porto Alegre, que reduziu seu desemprego de 9,7% para 7,3%.

Já o número de trabalhadores ocupados subiu 3,6%. Foram mais de 680 mil vagas detrabalho geradas em todos os setores da economia, nas sete regiões metropolitanas pesquisadas.

Emprego e Desemprego

Emprego é a função e a condição das pessoas que trabalham em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. Por desemprego se entende a condição ou situação das pessoas incluídas na faixa das "idades ativas" (em geral entre 14 e 65 anos), queestejam, por determinado prazo, sem realizar trabalho em qualquer tipo de atividade econômica.
Tipos de desemprego:
Desemprego estrutural: característico dos países subdesenvolvidos, ligado às particularidades intrínsecas de sua economia. Explica-se pelo excesso de mão-de-obra empregada na agricultura e atividades correlatas e pela insuficiência dos equipamentos de base que levariam à criação...
tracking img