Papel da psicologia sobre a violencia na escola.

Papel da psicologia sobre a violencia na escola.

A atuação do psicólogo escolar abrange desde os alunos, seus familiares até os funcionários da instituição. Este tem como função otimizar oprocesso de ensino aprendizagem, trabalhando os aspectos cognitivos, sociais, emocionais, e motores além de realizar uma intervenção prática no cotidiano escolar, com o objetivo de promover a saúde mental eprevenir as dificuldades vividas no processo de escolarização.

Cabe também ao psicólogo escolar avaliar as possíveis dificuldades de aprendizagem e ou problemas que possam surgir nesse processo,orientando os familiares e professores sobre qual seria a melhor maneira de lidar com os mesmos e encaminhar o caso quando necessário; acolher os alunos e profissionais quando surgir algum problema oudúvida; difundir e discutir temas no âmbito escolar, relacionados aos conhecimentos da psicologia, que possam melhorar o processo educacional.

O psicólogo escolar deve atuar também como Agente demudanças mobilizando a comunidade em suas funções e relações sociais, indagar as comunicações e relações interpessoais ali estabelecidas; questionar junto à equipe técnica pedagógica os fatoresculturais, sociais e econômicos de sua comunidade escolar, visando a qualidade de ensino, em relação a satisfação dos profissionais da educação quanto ao rendimento e satisfação dos alunos, objetivando reduzira repetência e evasão escolares. É importante também que o psicólogo acompanhe a execução dos programas de reeducação psicopedagógicas.

O psicólogo escolar atua mais especificamente no sentido decolaborar no planejamento de currículos escolares e na definição de técnicas de educação mais eficazes para melhor receptividade e aproveitamento do aluno. Na orientação de pais em situações em quehouver necessidade de acompanhamento e encaminhamento do aluno para outros profissionais, como por exemplo o Psicólogo Clínico. Orientar os professores sobre como trabalhar em sala de aula levando em...
tracking img