Etnomatematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“ Educar é preciso, se deixar educar é necessário. Em um país tão cheio de diversidades, a única solução para a Inclusão social e para uma modificação nos padrões sociais atuais, é a Educação, pois só a Educação nos leva a uma evolução de fato, nos torna seres pensantes, críticos e modificadores da nossa própria realidade.”



Definição:
A etnomatemática surgiu na década de 1970, com baseem críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Mais adiante, o conceito passou a designar as diferenças culturais nas diferentes formas de conhecimento. Pode ser entendida como um programa interdisciplinar que engloba as ciências da cognição, da epistemologia, da história, da sociologia e da difusão.
Apalavra foi cunhada da junção dos termos techné, mátema e etno. Segundo Ubiratan D'Ambrósio o Programa Etnomatemática "tem seu comportamento alimentado pela aquisição de conhecimento, de fazer(es) e de saber(es) que lhes permitam sobreviver e transcender, através de maneiras, de modos, de técnicas, de artes (techné ou 'ticas') de explicar, de conhecer, de entender, de lidar com, de conviver com(mátema) a realidade natural e sociocultural (etno) na qual ele, homem, está inserido."[1]
Tomando o campo da matemática como exemplo, numa perspectiva etnomatemática, o ensino deste ganha contornos e estratégias específicas, peculiares ao campo perceptual dos sujeitos aos quais se dirige. A matemática vivenciada pelos meninos em situação de rua, a matemática desenvolvida em classes do ensinosupletivo, a geometria na cultura indígena, são completamente distintas entre si em função do contexto cultural e social na qual estão inseridas.
Etnomatemática é a matemática praticada por grupos culturais como as sociedades indígenas, grupos de trabalhadores, crianças de uma certa faixa etária, classes profissionais e etc.
Também pode-se definir a Etnomatemática como sendo uma proposta política,embebida de ética, focalizada na recuperação da dignidade cultural do ser humano. Já é tempo de parar de fazer dos trajes tradicionais dos povos marginalizados fantasias, dos mitos e religiões desses povos folclore, da medicina desses povos crime. E da sua matemática trazer à sala de aula curiosidades que proporcionem situações de aprendizagem mais significativas.
Diante das novas necessidades depromovermos uma educação matemática consistente e que proporcione uma formação crítica de nossos alunos podemos nos ater aos novos paradigmas da educação matemática.
Diante disto podemos citar os seis novos paradigmas a serem superados em nossas salas de aula:
• Currículo
• Responsabilidades e Funções Profissionais
• Política e Administração
• Desenvolvimento e Crescimento Profissional
•Organização Estrutural
• Conexões Externas
1 – Etnomatemática

Todas as culturas e todos os povos têm desenvolvido metodologias próprias e complexas para saber, explicar e modificar a própria realidade, e, reconhecer que essas idéias, bem como as culturas onde elas estão enraizadas, são parte de um processo natural, constante, dinâmico, de evolução e de crescimento.
Aproveitar um conceitoproveniente da antropologia cultural, nenhuma maneira para resolver um problema é melhor ou pior do que a outra, há que se valorizar, entretanto, a resolução de tal problema sem se ater a maneira como
foi resolvido.
Cada forma de resolve-lo tem evoluído em direção às soluções de problemas que são únicos para realidades únicas. A etnomatemática não é somente a matemática, pois é mais abrangente,incisiva e dependente das outras disciplinas.
Busca a etnomatemática, entender as diferentes realidades com a utilização dos diversas metodologias que os povos em sua evolução desenvolveram para encontrar explicações que visam aumentar o entendimento do mundo, do espaço e do tempo de cada cultura.
De acordo com D’Ambrósio, a matemática que se ensina hoje nas escolas está morta do ponto de visita da...
tracking img