Etnografia foto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno Pedro Alexandre Janeiro Afonso

Tomar 2-06-2010

Tema : O tema escolhido que melhor caracteriza a foto é “Construindo a vida”. Viviam-se tempos difíceis, e era necessário trabalhararduamente para conseguir “sobreviver” ao dia a dia que a vida proporcionava, e a foto apresenta-nos dois trabalhadores exemplos dessa vivência que trabalhavam sujeitos a condições difíceis para poder ter opão em cima da mesa no final do dia.

Suporte Material: A imagem original é a preto e branco e encontra-se em papel de fotografia.

Estado de conservação: Embora sejam visíveis pequenas dobras nocentro e nos cantos da fotografia, e um “picotado” no canto superior direito, a fotografia encontra-se num estado razoável de conservação.

Procedência: A foto pertence a José Augusto Ralha Afonso,meu avô paterno, que fez o obséquio de ma facultar para a realização deste trabalho.

Identificação do autor: Sr. João Silvestre era o nome do autor desta fotografia, infelizmente já não se encontraentre nós. Antigo trabalhador da Quimigal e colega dos trabalhadores presentes na foto.

Idade: Esta fotografia foi tirada no ano de 1950 tendo portanto 60 anos de idade.

Local: A fotografia foitirada numa fábrica de produtos químicos, outrora denominada Nitratos de Portugal, mas que mais tarde se juntou a CUF dando origem à Quimigal que ainda se encontra activa nos dias que correm.Aluno Pedro Alexandre Janeiro Afonso

Tomar 2-06-2010

José Augusto Ralha Afonso É meu avô e na fotografia tinha 20 anos; Estava a trabalhar na montagem de um tubo pelo qual iriam passarposteriormente os gases expelidos pelos elementos químicos trabalhados na fábrica. A sua vestimenta era apenas um fato de macaco tipicamente usado pelos trabalhadores fabris de modo a que sirva de protecçãocontra a sujidade imensa a que estavam sujeitos. Era feito de um tecido do género de ganga que o tornava grosso e impermeável. O meu avô tinha pinta de galã, dai o facto de o vermos com as golas...
tracking img