Netnografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Captação e Fidelização de Clientes



Professora Coordenadora:

Daniela Miranda Oliveira Horta

Professora Tutora:

Liziane Menezes



Alunos:

Andréa Kolling

Éder Fabris

Flávia de Oliveira

Rodrigo Cavalheiro



Setembro de 2012


Sumário


Sumário 2


A ETNOGRAFIA APLICADA ÀS REDES SOCIAIS 3


INTRODUÇÃO 3


DESENVOLVIMENTO BIBLIOGRÁFICO 3

ANETNOGRAFIA 3
Passos da Netnografia 4
Netnografia aplicada às Redes Sociais 4

Conclusão 5


REFERÊNCIAS 5



A ETNOGRAFIA APLICADA ÀS REDES SOCIAIS


Introdução

As mídias sociais encontram-se em um novo contexto do universo social com a profundidade do alcance da internet em escala global. A consistência cultural tecnológica despertou interesses em acompanhamentosrelacionados às abordagens etnográficas, aplicabilidade e evolução da etnografia como ferramenta metodológica. Segundo Mello e Ribeiro a etnografia começou a ser explorada a partir do surgimento de comunidades virtuais, por volta de meados da década de 80. Conforme Montardo e Passerino, a análise das articulações da etnografia foi aperfeiçoada tecnologicamente e surgiu a netnografia, melhorando atécnica de pesquisa de marketing online.
Na aplicabilidade, a netnografia possui uma seqüência de passou a serem seguidos para se obter resultados satisfatórios relata Kozinets. O autor ainda relata que o tipo de interação social observado leva em consideração várias formas e comportamentos dos clientes na web, como palavras utilizadas nas interações sociais, também os elementos dos fóruns,características no comunicador, a linguagem, o significado, o tipo de interação, entre outros.
As redes sociais e blogs constituem-se como um campo de estudo do comportamento humano e desejo das pessoas sendo um importante caminho para que as empresas construam estratégias de acordo com as tendências do mercado e que atendam às expectativas do público.

Desenvolvimento bibliográfico


ANetnografia

Segundo o Blog sobre Marketing Digital, a netnografia é uma técnica de pesquisa de marketing que possibilita uma análise do consumidor, sendo ela, a etnografia conectada a tecnologia (internet). O mesmo ainda afirma que, em sentido mais amplo, é uma etnografia realizada em comunidades online e dedicada a tópicos relevantes do marketing, orientada ao mercado ou a fenômenossociais, como por exemplo, o Facebook.
Diante da dinâmica do mundo competitivo, a netnografia serve de orientação principalmente para os profissionais de marketing que por sua vez utilizam a ferramenta não só como um recurso de marketing, mas também para realizar pesquisas onde obtém informações altamente relevantes sobre os consumidores afirma Kozinets. A partir das interações online pode-seconstruir insights culturais com base nos dados obtidos em mídias sociais afirma o mesmo autor e, ainda, através da comunicação online é possível extrair reflexos culturais que provêem dessas interações.
Conforme relatos de Kozinets, a netnografia observa não só as palavras utilizadas nas interações sociais, mas também os elementos do fórum, características no comunicador, a linguagem, osignificado, o tipo de interação. O mesmo autor ainda afirma que, é examinado o tipo de fonte, espaçamento, símbolos, vídeos, fotos que fazem parte da comunicação.

Passos da Netnografia

Conforme o relato que o autor Andrade, afirma: “Acompanhando a evolução do mercado digital, o monitoramento em mídias sociais está cada vez mais se tornando parte estratégica do planejamento demarketing. Esse amadurecimento é resultado do esforço dos profissionais da área em ir além da entrega de dados e agregar inteligência ao seu trabalho”.
Segundo Kozinets, na prática, a netnografia segue alguns passos para que se obtenha um resultado satisfatório: planejamento de pesquisa, entrada, coleta de dados, interpretação, garantia de procedimentos éticos e apresentação da pesquisa. O...
tracking img