A educacao fisica e o basquete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

O presente estudo é um projeto de pesquisa acadêmica, elaborado para obtênção de créditos na disciplina Ensino da Educação física, oferecido pelo curso de EducaçãoFísica -Bacharelado- da Universidade Federal do Espírito Santo. O estudo tem por objeto de investigação equipe de basquete formada por cadeirantes no projeto CREFES na praia da costa, vila velha, noano de 2012.
A finalidade principal deste projeto é de reconhecer quais acontecimentos ocorreram na vida dos portadores de deficiência física que compõe está equipe, além deindentificar o modo como os profissionais atuam no esporte adaptado, por meio de dados obtidos através de questionários.

Nos últimos anos, tem-se notado uma preocupação progressiva com asquestões de acessibilidade de pessoas portadores de deficiência física aos espaços, sejam eles de uso publico ou não. Esta mudança de atitude deve em parte a uma mudança de mentalidade, que veio seconsolidar a partir da década de 80, onde a pessoa portadora de deficiência física passa a ser vista sob a ótica da capacidade e não mais sob a ótica da deficiência. A historia nos mostra que quando SirLudwig Guttamann, neurologista e neurocirurgião alemão cria o esporte adaptado em 1944, e dado um passo muito importante no que diz respeito a integração e recuperação do deficiente físico,pois depoisde sua criação o mundo se organiza para incluir o deficiente em competições e praticas esportivas.No Brasil o basquete para cadeirantes e um dos pioneiros na implantação do esporte adaptado, nafigura de Sergio Serafim Del Grande esportista que após sofrer um acidente traz o método dos estados unidos e funda o clube do paraplégico de São Paulo-CPSP em 1958, montando assim a primeira equipe debasquete para cadeirantes no pais. Isso mostra a importância do basquete para o esporte adaptado no Brasil, pois foi a partir daí que o deficiente físico passa a ser visto no cenário esportivo....
tracking img