O basquetebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Educação Física


Introdução
Neste trabalho será apresentado os conhecimentos gerais sobre o basquetebol também conhecido como basquete, Dando ênfase nos seguintes topicos: criaçao, história, o basquete visto do ponto de vista politico, educacional, diciplinar e psicológico.



Sumário

Origem 04
O basquete no ponto de vista educacional 05
O basquete no ponto devista disciplinar 06
O basquete do ponto de vista político 07

O basquete do ponto de vista psicológico 08
Conclusão 09
Referencia bibliográfica 10

Origem
Em 1891 James Naismith, o professor de educação física canadense do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços (ACM)), em Massachussets, Estados Unidos; recebeu uma tarefa do diretor Luther Halsey Gullick: criar umesporte que os alunos pudessem jogar em local fechado, devido ao rigoroso inverno, o qual impedia certas práticas esportivas.
Além disso, James também procurava um esporte sem muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.

Origem no Brasil
A prática do basquete no Brasil começou quando onorte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896.
No Rio de janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte nesta cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.

O basquete no ponto de vistaEducacional
O basquete, como todos os esportes, só traz benefícios para a nossa saúde, e por que não para nossa saúde educacional? Em todos os esportes predominam estabelecimentos de regras, divisão de habilidades, conceitos técnicos enfim, tudo que aperfeiçoa o desenvolvimento de um indivíduo numa sociedade, pode-se observar a importância do caráter lúdico do jogo no desenvolvimento dosindivíduos, partindo de processos de tomada de decisão, do diálogo, do desenvolvimento das capacidades, habilidades e da vivência da corporeidade. Sobre uma perspectiva educacional, poderemos considerar que o jogo torna-se um momento particular para serem trabalhados conteúdos e conceitos com crianças e adultos. A não obrigatoriedade de jogar garante a espontaneidade da participação, característicaimportante do jogo. Por fim, o jogo deve ser desprovido de interesses que não os de exercer aquela prática de forma prazerosa e descontraída, cabendo ao educador que acompanha o seu desenrolar propiciar um ambiente adequado para tal e observar as relações ocorridas na partida, interpretá-las e posicionar-se diante da possibilidade de educação daqueles participantes. O basquete é um esporte completo: éuma sucessão de esforços intensos e breves, realizados em ritmos diferentes. É um jogo de coordenação de movimentos, de grande intensidade motris, que permite o desenvolvimento de todas as qualidades que a vida moderna exige de cada indivíduo.
desenvolve o espírito de iniciativa, a inteligência, as decisões rápidas e precisa, o amor próprio, o verdadeiro sentido da disciplina e camaradagem, aintegração na vida em grupo, a força de vontade e promove destacadamente o autocontrole emocional.
Sob o ponto de vista social, é uma recreação agradável e um processo poderoso de aproximação e de estímulo, incutindo em todos  como esporte coletivo e espírito de corporação, imprescindível consistência de toda organização social. Agrada diverte e beneficia.
O basquete no ponto de vista disciplinarPodemos perceber que na escola devemos trabalhar a iniciação do esporte da forma mais simples possível,para que não ocorra problemas com desinteresse dos alunos;Pois nem todos tem habilidades para todos os esportes,por isso,através da nossas pesquisas e dos materiais utilizados,vimos que ate mesmo os professores que foram formados com a visão tecnicista hoje estão mudando a sua forma de...
tracking img