Basquetebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, a pedido do professor.
Como uma das modalidades leccionadas neste período é o basquetebol, decidi realizar um trabalho sobre esta temática com o intuito de melhor compreender este desporto.
Com o trabalho propriamente dito, apresentarei a origem deste desporto, o seu conceito, a posição- base para a sua prática, o terrenode jogo, as regras fundamentais, os tipos de passe e drible, bem como algumas curiosidades, entre outros.
Em Portugal, o basquetebol foi introduzido em 1913 pelo professor de Educação Física suíço Rodolfo Horney, que exerceu a actividade em Lisboa durante 12 anos.
A primeira prova inter-regional realizou-se em 1922, entre Lisboa, Porto e Coimbra, sendo esta última a vencedora. Em 1927, maisprecisamente no dia 17 de agosto foi fundada a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), na cidade do Porto.
Já o primeiro Campeonato Português de Basquetebol foi disputado em 1932/1933, saindo vencedor o Sport Clube Conimbricense.
A Federação Internacional de Basquetebol foi fundada no dia 18 de Junho de 1932, sendo o nosso país um dos oito países fundadores.
O primeiro encontro de basquetebolocorreu em 1934. Ness mesmo ano a FPB passa a sua sede para Lisboa, por intervenção da Confederação Portuguesa de Desportos.
Hoje em dia, o basquetebol é o segundo desporto que mais praticantes possui em Portugal, conta assim aproximadamente 26 mil atletas federados.




Desenvolvimento
1- História do Basquetebol
No ano de 1891, o inverno longo e rigoroso de Massachussets tornava impossívela prática de desporto ao ar livre. As opções de atividade física para os alunos limitavam-se às típicas aulas de ginástica no pavilhão, que com o passar do tempo, se tornava desmotivante para os mesmos.
Foi então que Luther Halsey Gullick, o diretor do Springfield College, convocou o professor canadense James Naismith, de 30 anos, e lhe fez um pedido com o objectivo de criar um jogo, nãoviolento, que estimulasse os alunos durante o inverno, porém devia ser também praticado no verão em áreas abertas.
Depois de algumas reuniões com outros professores de educação física da região, Naismith pensou em desistir da missão, porém o seu espírito empreendedor impediu-o. Após uma breve refleção, chegou à conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, com algum grau de dificuldade. Sem dúvida,deveria ser jogado com uma bola, maior que a de futebol. Mas o jogo não poderia ser tão agressivo como o futebol americano para evitar conflitos entre alunos, sendo assim deveria ser um desporto coletivo.
Naismith decidiu que o jogo deveria se jogado com as mãos, mas a bola não podia ficar retida por muito tempo e nem ser batida com o punho fechado, para evitar socos acidentais nas disputas delançamentos.
Uma das outras preocupações do professor seria o alvo que deveria ser atingido pela bola. Primeiramente imaginou coloca-lo no chão, porém já existiam desportos que possuíam alvos parecidos, como o hóquei e o futebol.
A solução apareceu inesperadamente: o alvo deveria ficar a uma altura a que nenhum defesa fosse capaz de parar a bola quando atirada para o alvo, neste caso a alturaescolhida era de 3,5 metros. A altura do alvo daria ao desporto um certo grau de dificuldade, como o professor tanto desejava. Pregou então, dois cestos de pêssegos (furados em baixo) em cada extremidade do ginásio a uma altura de 3,5 metros. O objetivo do jogo seria assim introduzir a bola no cesto da equipa adversária usando as mãos.
James Naismith escreveu as primeiras regras do seu desporto,contendo 13 itens.


No dia em que se realizou o primeiro jogo os alunos e o professor não apontaram o dia em que ocorrera, sendo assim apenas possível afirmar que ocorreu no mês de dezembro no ano de 1891.
O primeiro jogo, como seria esperado, foi muitas vezes interrompido, pois os jogadores cometiam muitas faltas e a cada cesto marcado, um jogador tinha de subir até à cesta para apanhar a...
tracking img