Fluxo de caixa relevante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 2 – A MONTAGEM DO FLUXO DE CAIXA RELEVANTE PARA ANÁLISE DE INVESTIMENTO

PASSO 3 – FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

INTRODUÇÃO

O alto grau de competitividade entre empresas vem se acirrando e levando milhares de empresas a investirem em novas tecnologias e formação continuada de seus profissionais. Tais investimentos têm se tornado o diferencial no âmbito empresarial, já setornou bastante comum o discurso da turbulência econômica e da instabilidade do mercado financeiro, refletindo nos processos decisórios que estão se tornando cada dia mais duvidosos e incertos, gerando imprevisibilidade diante das ações de todos os indivíduos envolvidos.
Dentro deste contexto, surgem dificuldades para planejar, gerir, organizar, e principalmente administrar, abreviando cadavez mais a confiabilidade para empreendimentos e previsões.
A partir da implementação de um fluxo de caixa relevante, como uma das mais importantes ferramentas gerenciais, pode-se partir para uma previsão elaborada com base nos dados levantados nas projeções financeiras, induzindo a previsões sobre o setor financeiro.

1 - FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

O método recomendado para avaloração de ativos é o fluxo de caixa futuro gerado pelo projeto ao longo da sua vida útil, conforme foi feito pela “empresa ADM Confecções”, onde os quais critérios devem se adotados na elaboração desse fluxo de caixa, e a importância fundamental e as dificuldades de se ter projeções confiáveis.
Os fluxos de caixa que ocorrerão durante a vida útil de um projeto é uma das tarefas maisdifíceis na análise de investimento de capital. Essas projeções geralmente envolvem inúmeras variáveis, e, em empresas maiores, muitos indivíduos e diversos departamentos. As projeções de preço e quantidade de vendas geralmente são fornecidas pelo setor de marketing, baseado no conhecimento da elasticidade de preço, dos efeitos da publicidade e propaganda, do ambiente macroeconômico, a reação esperadados competidores e padrões de compra dos consumidores.
Devido às dificuldades de se fazerem estimativas precisas de receitas e despesas associadas a projetos grandes e complexos, os erros de projeção podem ser significativos.
Estimativas de receita e despesa em projetos novos e inéditos também apresentam grande dificuldade devido à falta de dados históricos em que se basear, e de sesaber como o mercado vai reagir frente ao novo produto. As dificuldades que existem para se fazer previsões corretas.
Um fluxo de caixa relevante em um projeto e aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que este vinculado a questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto eaqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa incrementais.
Portanto, entender o conceito de fluxo incremental e fundamental na analise de implantação de um projeto. Em termos gerais, podemos dizer que os fluxos de caixa incrementais,quando observados em uma avaliação de projetos de investimentos, refletem toda e qualquer alteração nos fluxos futuros da empresaque serão de certa forma influenciada pela realização do projeto.

2 – CARACTERISTICAS

2.1 - Avaliações de Projetos na Elaboração do Fluxo

Reposição: manutenção do negócio;
Reposição: redução de custos;
Expansão de produtos ou mercados;
Expansão em novos produtos ou mercados
Projetos de segurança e ou ambientais.
2.2 - Projetos de Fluxos de Caixa Relevantes

Osinvestimentos iniciais ou nos períodos iniciais, podem ser tanto na forma bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas), quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto. Estes investimentos são saída de caixa e, portanto devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.
Nos Retornos de caixa do investimento. Normalmente após alguns períodos o projeto se torna...
tracking img