Gerencia de rede snmp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Rio Verde
Faculdade de Ciência da Computação

Relatório – Aula Prática 03
Tema: Gerencia de Rede com SNMP

Disciplina: Gerenciamento de Redes
Professor Ms.: Rodrigo Campiolo
Aluno: Carlos José G. Ferreira

Junho/2010

1. Introdução
Em aula realizada no laboratório no dia 26/05/2010 o professor Rodrigo nos mostrou como fazer aconfiguração do SNMP para que possa ser utilizado para monitorar uma rede, nos mostrou como configurar o MIB e o agente, nos mostrou como fazer a instalação no SO Windows e Linux.

2. Objetivos
Mostrar o funcionamento e configuração do protocolo SNMP, bem como mostrar o processo de instalação no SO Windows e Linux.

3. Fundamentação
Para realização desta aula pratica alem de conhecer o protocolo SNMPserá necessário o conhecimento de algumas definições e tecnologias que integram ou agregam recursos ao protocolo SNMP.

[pic]
SNMP(Simple Network Management Protocol - Protocolo Simples de Gerência de Rede) - Um protocolo de gerenciamento de redes que tem como objetivo facilitar a coleta de informações de dispositivos de rede por uma unidade de gerenciamento de rede, tipicamente de redes UDPque atua sobre a camada de aplicações. Com os dados obtidos com o uso deste protocolo o gerente de rede pode analisar eventuais problemas que possam vir a acontecer, fazer uma analise do desempenho da mesma, bem como também pode fazer uma analise de uma eventual necessidade de expansão da mesma.

O protocolo SNMP tem duas funções básicas (SET e GET) e também duas derivações (GET-NEXT, TRAP).• A operação SET é tem por função alterar o valor da variável.
• A operação GET lê o valor da variável.
• A operação de GET-NEXT é utilizada para ler o valor da próxima variável.
• A operação TRAP é utilizada para comunicar um evento. As operações TRAP podem ser divididas em sete tipos.
o coldStart: Indica que a entidade que a envio foi reinicializada, a implementaçãopode ter sido alterada;
o warmStart: indica que a entidade que a enviou foi reinicializada, porém nada foi alterado.
o linkDown: o enlace de comunicação foi interrompido.
o linkUp: o enlace de comunicação foi estabelecido.
o authenticationFailure: mostra que o agente recebeu uma mensagem SNMP do gerente que não foi autenticada;
o egpNeighborLoss: umpar EGP parou.
o enterpriseSpecific: indica a ocorrência de uma operação TRAP não básica.

Dispositivos gerenciados: São dispositivos conectados a uma rede que esta sendo gerida, estes dispositivo possui um agente SNMT instalado.

Agentes: Programas instalados nos dispositivos de uma rede, o agente coleta as informações deste dispositivo as transforma em uma mensagem no formato SNMPe o envia ao sistema de gerenciamento, o formato desta mensagem é designado de ASN.1 (do inglês: Abstract Syntax Notation.1).

Gerente ou NMS(Network-Management Systems): É o sistema que interagem com os agentes coletando as informações dos dispositivos gerenciados, normalmente fica instalado em um servidor dedicado.

[pic]
MIB – Para que se possa fazer uma gerencia eficiente de uma rede énecessário que os dados coletados seja armazenados de alguma forma para isto foi criado a MIB – Management Information Base ou Base de informações gerenciais. Uma MIB armazena aos objetos juntamente com seus atributos, fornecendo para que os administradores da rede possam fazer sua gerencia.

MIB-BROWSER – Sistema capaz de disponibilizar para os administradores da rede as informações contida nasMIB’S de forma a facilitar o seu entendimento.

4. Materiais

1 – Linux
2 – Windows
3 – MIB Browser
4 – Ferramentas SNMP
5 – Agente SNMP

5. Métodos

Instalação do SNMP no Linux

1. Instalar o agente snmpd e as ferramentas snmp
# apt-get install snmpd snmp
2. Verificar a instalação e execução do agente
# ps -A | grep snmpd
3. Verificar a porta UDP 161
#...
tracking img