Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 15 (3539 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA DE PROCESSOS GERENCIAIS

NOME

LOGÍSTICA
A IMPORTÂNCIA DE SUPRIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

Vespasiano
2009

NOME

LOGÍSTICA
A IMPORTANCIA DE SUPRIMENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo emProcessos Gerenciais.

Orientador:
Professor supervisor:



Vespasiano
2009

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 JUSTIFICATIVA 6

3 OBJETIVOS 7
3.1 OBJETIVO GERAL 7
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 8

5 METODOLOGIA 13
5.1 DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO 14
5.2 COLETA DE DADOS 14
5.3 TÉCNICA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 14

6 CARACTERIZAÇÃO DAORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 16

7 CRONOGRAMA 17

8 REFERÊNCIAS 19


1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos estas estratégias passaram a ser utilizadas também pela empresas, com a evolução industrial as empresas passaram a necessitar de um mecanismo que auxiliasse os processos de fabricação e distribuição.
Atualmente cada vez mais o nível de exigência dos clientes vem crescendo o que tem levado asorganizações a adotarem processos mais eficientes e eficazes que resultem em ganhos para as empresas. A Logística Empresarial, que anteriormente já foi vista como um simples centro gerador de custos passou a exercer um papel de extrema importância, quer seja na administração privada, quer seja na administração pública, passando a um centro estratégico para a geração de resultados.
Considerando o quedefine CARDOSO (1999), que Logística é o processo de controle e planejamento das atividades que compõem o fluxo de materiais do ponto de origem ao ponto de consumo, com o propósito de atender as necessidades dos clientes com os menores custos.
O conceito nos remete tanto a esfera privada quanto a pública, uma vez que ambas possuem necessidade de suprimentos.
Alguns estudos demonstram que oserviço público necessita evoluir muito no processo logístico, ainda falta capacitação de pessoal para atuação nesta área, porém muitos mecanismos hoje utilizados já contribuem para a redução de prazos dos processos de compras e maior transparência.
A falta de competidores em relação aos serviços prestados pelo poder público reduz a evolução sócio-econômica das atividades desenvolvidas por ele nãohá a preocupação existente no setor privado com a exigência crescente do consumidor, uma vez que o usuário dos seus serviços não tem opções de escolha.
As recentes modificações que vem ocorrendo na administração pública buscam a otimização dos recursos e a transparência nos processos o que faz com a cada vez mais este segmento busque ações semelhantes as adotadas pelo setor privado.
Neste estudobuscaremos conhecer os conceitos de logística principalmente no que tange a logística de suprimentos e a relevância dos processos de compras para obter resultados seja no setor público seja no setor privado, para oferecer ao consumidor final os melhores produtos e serviços.
Buscaremos refletir sobre a implantação de processos de logística integrada e a necessidade de padronização dos processos ede um sistema eficiente de informações.

2 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema “Logística de suprimentos: A importância de suprimentos nas organizações” se deu pelo fato de durante o período de estagio in-loco no processo de coleta de dados ocorreu a verificação da necessidade de melhorar a eficiência e a eficácia dos processos de suprimentos de matéria prima e de serviços.
A logística é umaárea atual e com fortes tendências a expansão no mercado moderno.
Num mundo globalizado, onde se prima pela rapidez e eficiência, uma estrutura complexa e bem feita de planejamento, é sem dúvida nenhuma um diferencial competitivo de extremo valor.
Encontrar mecanismos que resultem em agilidade e qualidade nos processos das organizações é uma função fundamental do gestor.

3 OBJETIVOS

3.1...
tracking img