Etnofarmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para pesquisa no campo da fitoterapia faz-se fundamental a forma como os estudos são conduzidos, e alguns aspectos devem ser considerados, como o acesso ao conhecimento popular e o uso racional dasespécies. O estudo etnobotânico consiste na avaliação da interação humana com todos os aspectos do meio ambiente, através de levantamentos nas comunidades tradicionais sobre a utilização das plantasnos afazeres diários (Souza et al., 2006). Já a etnofarmacologia baseia-se particularmente nas plantas empregadas na medicina popular, valorizando, sobretudo, conjuntamente os aspectos étnicos eculturais. Deste modo, na conduta etnofarmacológica, para interpretar corretamente uma propriedade terapêutica de determinada planta usada na medicina tradicional, é fundamental conhecer suas formasespecíficas de cultivo, coleta, preparo e administração (Sixel et al., 2008).
Segundo Albuquerque et al. (2006), esta forma de abordagem etnodirigida consiste na seleção de espécies de acordo com a indicaçãode grupos populacionais específicos de plantas em determinados contextos de uso, enfatizando a busca pelo conhecimento construído localmente a respeito de seus recursos naturais e aplicação que fazemdeles em seus sistemas de saúde e doença.
A partir da década de 1990, houve um incremento significativo nas pesquisas etnofarmacológicas, devido à teoria de que o sucesso na descoberta de novosfármacos oriundos de fontes vegetais seria maior a partir de pesquisas etnodirigidas (Albuquerque, 2006). Alguns exemplos confirmam essa tendência. Slish et al. (1999) compararam a percentagem deconfirmação da atividade biológica, nesse caso monitorada por contrações induzidas em músculo liso, apresentada por espécies acessadas de forma etnodirigida e com espécies coletadas de forma randômica. Osresultados mostraram que, pelo estudo etnodirigido, o efeito observado foi positivo para 13% das 31 amostras acessadas; enquanto que, para o estudo aleatório, nenhum efeito foi observado em 32...
tracking img