Etnofarmacologia da comunidade indigena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I – TÍTULO INDICATIVO A TEMÁTICA

ETNOFARMACOLOGIA DA COMUNIDADE INDIGENA _______________________

II – INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

A principal finalidade deste anteprojeto é resgatar o conhecimento tradicional do uso de plantas, minerais e animais na cura de doenças, denominados por Harshberger pela primeira vez, em 1895, como etnobotânica. A etnofarmacologia considerada por alguns autorescomo uma subdivisão da etnobotânica, tem como objetivos principais: resgatar e documentar o saber medicinal de grupos culturalmente definidos, descobrir novas drogas que curem doenças hoje incuráveis, produzir remédios economicamente acessíveis à população mundial, especialmente a países em desenvolvimento e fornecer dados para a seleção e orientação dos estudos fitoquímico e farmacológicos.(RODRIGUES, 1998)
Modernamente, ela tem sido encarada como alternativa para a questão da conciliação do impasse entre desenvolvimento-conservação na maior parte das vezes em áreas transformadas em Unidades de Conservação, habitadas por comunidades. (RODRIGUES, 1998)
Diante do exposto, o presente projeto objetiva realizar um levantamento etnofarmacológico entre um grupo de indigenas, que ocupa uma áreade ---------------hectares denominada Comunidade de _______________, localizada a ___ km do município do Amajari, a ____ km de Boa Vista-RR. Essa Comunidade é ocupada por cerca de ____ moradores; seus ancestrais eram índios que ali chegaram entre _____ e ______, originários da costa _______oeste do continente _________.
“Cada olhar envolve uma observação, cada observação uma reflexão, cadareflexão uma síntese: ao olharmos atentamente para o mundo já estamos teorizando. Devemos, porém, teorizar e proceder com consciência, autoconhecimento, liberdade e se for preciso usar uma palavra audaciosa com ironia: tal destreza é indispensável para que a abstração, que receiamos, não seja prejudicial, e o resultado empírico, que desejamos, nos seja útil e vital”. Goethe

III – PROBLEMA DEPESQUISA

Autorização para acesso à área indígena onde o presente projeto terá que ser encaminhado à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Comissão de Ética em Pesquisa (CONEP do Ministério da Saúde) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que por sua vez e lento e árduo.

IV – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DO PROBLEMA DE PESQUISA

O Brasil deveria serconsiderado o foco da descoberta de novas drogas em virtude das altas taxas de biodiversidade e endemismo presentes nos seus cinco principais biomas (cerrado, floresta Amazônica; mata Atlântica, pantanais matogrossenses e caatinga), associadas à diversidade cultural revelada em: 220 etnias indígenas (Instituto Socio ambiental, 2004); bem como nos grupos de quilombolas (caiçaras; caboclos/ribeirinhos ejangadeiros). As múltiplas possibilidades resultantes desse dueto: bioma versus grupo humano, confere a riqueza e complexidade do conhecimento sobre a flora brasileira quanto ao seu potencial terapêutico. (RODRIGUES, 2003)
Os índios, raizeiros e ribeirinhos são detentores de um enorme conhecimento sobre o uso de plantas. Muitas vezes isolados e distantes da rede pública de saúde, desenvolveramsofisticadas terapêuticas locais para tratamento e alívio das doenças. Considerando a extensão do território e a diversidade cultural, e a biodiversidade brasileira, a geração de informações sobre o uso da flora de que cada grupo dispõe para fins medicinais oferece infinitas possibilidades. (CARLINI, 2007)
Os usos potenciais dos recursos vegetais, embora muito discutidos, ainda necessitam serinventariados. A etnofarmacologia procura agregar conhecimento científico aos conhecimentos populares acerca dos usos medicinais dos recursos naturais. Esse diálogo entre a ciência e as tradições populares colabora na busca pelo uso sustentável da natureza agregando qualidade de vida às populações. O projeto terá a sensibilidade de procurar valorizar o conhecimento sobre a flora medicinal, resgatar...
tracking img