Pneumopatias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pneumopatias: grupo de doenças pulmonares, entre as quais se destacam a atelectasia, as Pneumopatias: grupo de doenças pulmonares, entre as quais se destacam a atelectasia, as doenças pulmonares intersticiais, neoplasias pulmonares, tuberculose pulmonar, hipertensão pulmonar, pneumopatias obstrutivas, pneumonia, pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, síndroma do desconfortorespiratório do recém-nascido., neoplasias pulmonares, tuberculose pulmonar, hipertensão pulmonar, pneumopatias obstrutivas, pneumonia, pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, síndroma do desconforto respiratório do recém-nascido.

Doenças pulmonares intersticiais
Definição
As doenças intersticiais pulmonares são um grupo heterogéneo de doenças que têm em comum a inflamação dos tecidos maisprofundos do pulmão, ou seja o interstício (o tecido de suporte do pulmão) e os alvéolos, local onde o oxigénio é absorvido para o sangue e o dióxido de carbono é eliminado. Outros nomes utilizados para estas doenças são as doenças difusas do parênquima pulmonar, doenças pulmonares difusas, alveolite ou por vezes fibrose pulmonar. É um grupo bastante extenso de doenças (mais de cento e cinquenta),muitas das quais são no entanto raras.
Tipos de doenças intersticiais
A classificação das doenças intersticiais pulmonares tem vindo a ser alvo de discussão sendo a forma mais aceite actualmente a que as divide de acordo com a causa (que pode ser conhecida ou desconhecida) e a sua evolução (aguda, crónica ou episódica).

Neoplasias pulmonares
INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES
As neoplasias pulmonaresrepresentam um grande grupo de doenças, tendo como principal representante o câncer de pulmão. Atualmente, este câncer é a principal de causa de morte por neoplasias nos Estados Unidos, tanto entre homens quanto entre mulheres. Dessa forma, fica nítida a importância desse assunto, bem como o impacto do diagnóstico precoce do câncer de pulmão, pois ainda há chance de cura nos estádios precoces. Emrelaçao ao screening desse câncer, ainda não há evidência na literatura para sua implementação como medida de saúde publica.

ETIOLOGIA E FISIOPATOLOGIA
As neoplasias pulmonares são clasificadas em benignas e malignas (cânceres). Entre estes, destacam-se principalmente o câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP), o câncer de pulmão de células pequenas (CPCP) e o tumor carcinoide. O câncerde pulmão, em especial, apresenta uma definição de tipos histológicos e de fatores de risco (Tabela 1), sendo os mais frequentes os adenocarcinomas (aproximadamente 32%) e os carcinomas de células escamosas (~26%).

Tabela 1: Fatores de risco e tipos histológicos do câncer de pulmão
Fatores de risco
Tipos histológicos
Tabagismo
Câncer de pulmão de células não pequenas
Tabagismo passivoAdenocarcinoma
DPOC ou fibrose pulmonar
Carcinoma de células escamosas (Figura 1)
Asbesto
Carcinoma de grandes células
Radônio
Câncer de pulmão de células pequenas
Arsênio
Radiação ionizante
Hidrocarbonetos aromáticos
Níquel

Tuberculose Pulmonar
A tuberculose pulmonar (TP) é uma infecção bacteriana contagiosa que afeta os pulmões, mas que pode se disseminar para outrosórgãos.
Causas
A tuberculose pulmonar (TB) é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (M. tuberculosis). Você pode contrair TP ao inalar gotículas de ar provenientes de uma tosse ou um espirro de uma pessoa infectada. Essa é denominada TP primária.
Os seguintes fatores podem aumentar a taxa de infecção de TP em uma população:
Aumento nas infecções por HIV
Aumento no número de desabrigados(ambiente de pobreza e má nutrição)
Aparecimento de cepas de TB resistentes aos medicamentos
O derrame pleural é uma patologia respiratória do tipo restritivo.
As seguintes pessoas apresentam maior risco de contrair a TP ativa:
Idosos
Bebês
Pessoas imunodeprimidas, por exemplo, devido a AIDS, quimioterapia, diabetes ou determinados medicamentos

Sintomas de Tuberculose pulmonar...
tracking img