Etnofarmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A etnofarmacologia é uma disciplina recente no meio acadêmico. Embora o termo etnofarmacologia tenha aparecido pela primeira vez durante o evento realizado em 1967, “Ethnopharmacological search for new psychoactive drugs”, a idéia dessa disciplina já havia sido apresentada em 1924 por Louis Lewin na sua obra intitulada PHANTASTICA.
Originalmente, a etnofarmacologia era definida como uma ciênciaque procurava entender o universo dos recursos naturais (plantas, animais e minerais) utilizados como drogas sob a ótica de grupos humanos. No entanto, ao longo do tempo esta disciplina evoluiu, sendo definida por Bruhn & Holmsted (1981) como:
“Exploração científica interdisciplinar de agentes biologicamente ativos, tradicionalmente empregados ou observados pelo homem”.
Muitas pessoas acreditamno poder medicinal das plantas e, para os cientistas, esse é um assunto sério e com nome próprio: etnofarmacologia, um ramo da biologia que estuda o uso terapêutico de plantas e animais pelas sociedades humanas, presentes ou passadas.
A pesquisa etnofarmacológica envolve, em suas diversas etapas, diferentes áreas do conhecimento, uma vez que está ligada à Antropologia, ao se relacionar comvárias comunidades e culturas, à Botânica e à Farmacologia.
Os botânicos coletam e identificam a planta utilizada em certa comunidade e, em laboratório, farmacologistas pesquisam a substância responsável pelo benefício no tratamento de doenças. Essa substância da planta é o que chamamos de “princípio ativo”. Antes de chegar à prateleira da farmácia, a planta passa por vários testes que visam determinarseu efeito nos diferentes tecidos e órgãos do corpo.
Freqüentemente, argumenta-se que a cultura popular identifica os sintomas, mas não caracteriza ou entende as doenças como os profissionais da área. O que torna o conhecimento tradicional de interesse para a ciência é que se trata do relato verbal da observação sistemática de fenômenos biológicos feito por pessoas, quiçá freqüentementeiletradas, mas seguramente algumas são perspicazes como o são alguns cientistas.
Exemplo: dizem que um santo remédio para crise de asma é tomar chá das raízes de “fulaninha”, 1º o remédio é útil no manejo da crise asmática; 2º o remédio não tem essa utilidade. Essas hipóteses deverão ser testadas com todos os controles e rigores que qualquer ciência séria exigem, levando em consideração toda ainformação, modo de preparo e posologia inclusos, que traz o conhecimento tradicional, em todas as etapas do trabalho, os dados devem ser interpretados a luz do relato do usuário.
Dessa forma, o conhecimento das comunidades contribui para os estudos científicos e vice-versa. Essa ação conjunta pode ser um valioso caminho de identificação das plantas úteis à produção de medicamentos.
Os estudosetnofarmacológicos podem ter várias aplicações, entre elas:
• Valorização da diversidade cultural;
• Resgate e valorização do conhecimento tradicional a respeito da utilização medicinal dos recursos naturais;
• Entendimento sobre as dinâmicas do conhecimento tradicional;
• Desenvolvimento científico e tecnológico de medicamentos;
Um dos critérios utilizados pelos laboratóriosfarmacêuticos/universidades na seleção de recursos naturais visando o desenvolvimento de novas drogas é a utilização de dados de levantamentos etnofarmacológicos, sobretudo aqueles realizados em países tropicais, por apresentarem altas taxas de biodiversidade e endemismo. Alguns levantamentos etnofarmacológicos têm sido realizados nos diversos biomas brasileiros, podendo ser utilizados no desenvolvimento denovas drogas.
MÉTODO ETNOFAMACOLÓGICO:
O método etnofarmacológico permite a formulação de hipóteses quanto às atividades farmacológicas e às substâncias ativas responsável pelas ações terapêuticas relatadas, podendo ser um valioso atalho para a descoberta de fármacos, pois o uso tradicional pode ser encarado como uma pré-triagem quanto à propriedade terapêutica. Porém, para apreciar o...
tracking img