Etnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE TEM HAVER SANGUE COM RAÇA ?
Tais expressões como : “sangue negro”, “índio mestiço”, ou “meio sangue” caracteriza a falta de conhecimento da relação entre raça e sangue. O sangue, em simesmo, nada tem a ver com a transmissão da hereditariedade material e não deveria ser usada para designar um tipo racial. A característica da herança física inclui o tipo sanguíneo que são transmitidospelos genes e não pelo sangue.
O sangue da mãe normalmente não entra em contato com o embrião em crescimento. A criança desenvolve a sua própria necessidade de sangue, das substâncias dosalimentos que passam pela mãe, através da placenta. Em face desta separação do sistema sanguíneo, as crianças podem ter tipos de sangue diferentes da sua própria mãe.

Não faz sentido, por estas razões,descrever a linhagem racial de uma pessoa pelo tipo do seu sangue. Dizer, por exemplo, que alguém tem um quarto de “ sangue índio” ou “sangue negro” correndo nas suas veias não tem nenhumsignificado científico.
COMO PODEMOS TRATAR O PRECONCEITO RACIAL ?

Apesar de não haver uma resposta clara à esta questão, os cientistas sociais concordam que existem três maneiras maisefetivas para erradicar o preconceito.
1. Disseminação de informações científicas sobre raça, de modo que as bases
de julgamento errôneo sejam removidas.
2 Suprir de oportunidadescontínuas pessoas de raças diferentes para associar-se de situações favoráveis. Estudos desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial demonstraram que experiências positivas com membros deoutras raças estão entre os meios mais poderosos para remover este tipo de preconceito.
3. Remoção de condições sociais e econômicas que criam dificuldades e frustrações. Investigações degrande profundidade demonstraram que pessoas continuamente frustradas são mais aptas de desenvolver preconceito, porque elas tem uma maior necessidade de um bode expiatório contra aqueles de...
tracking img