Resumo filme invictus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA - FILME INVICTUS
INTRODUÇÃO – ÁFRICA DO SUL E O FIM DO APARTHEID: TEMPOS DE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS PARA A NAÇÃO
Em 1990 tinha fim na África do Sul o brutal regime do Apartheid, que durante décadas segregou os negros dos brancos daquele país. Nesse ano, o principal líder da resistência contra o regime, Nelson Mandela, era libertado após passar 27 anos preso. A partir desse momento,iniciava-se um novo período para a África do Sul, baseado na igualdade das raças.
Nelson Mandela foi eleito presidente nas primeiras eleições livres do país, em 1994. Seu discurso pregava a criação de um único país sob a bandeira do arco-íris – simbolizando todos os povos e etnias que compõe a população sul-africana. As palavras de ordem de Mandela eram RECONCILIAÇÃO E PERDÃO. No seu entendimento,sem essas duas ações o país jamais se uniria em uma única nação. O seu temor – justificado – era que, uma vez com um presidente no poder, representando-os, os negros passassem a vingar todos os anos de segregação e repressão contra os brancos, o que levaria o país ao colapso e a uma provável guerra civil.
Assim, logo que tomou posse, Mandela cuidou de manter a seu serviço os seguranças quetrabalharam para o governo anterior, assim como os demais funcionários do gabinete profissional. Ele deixou claro que todos eram livres para ficar ou partir – mas que isso fosse uma decisão baseada em competências pessoais para o desempenho dos cargos, e não na etnia ou na cor da pele.
INVICTUS – O ESPORTE A SERVIÇO DA POLÍTICA
O filme Invictus, estrelado por Morgan Freeman (Nelson Mandela) e MattDamon (François Pienaar), retrata esse período extremamente delicado da política sul-africana, e como o esporte pode ser utilizado para unir uma nação em torno de um objetivo comum.
Um dos símbolos do Apartheid, a seleção sul-africana de rugby – os Springbocks – estava passando por um momento delicado: depois de sofrer sucessivas derrotas e desacreditado pelos torcedores, era alvo de chacotas, emembros do governo de Nelson Mandela sugeriam que o time deveria ser extinto, principalmente por tudo de ruim que representava.
O rugby, esporte introduzido na África do Sul pelos ingleses, sempre foi considerado um esporte elitista, dos brancos e proibido para os negros. Esses preferiam o futebol (que até hoje é associado pelos sul-africanos como um esporte de negros), e os poucos que assistiam àspartidas da seleção, torciam a favor do adversário.
Com o país em uma profunda crise de identidade, precisando urgentemente de uma causa comum a todos e as vésperas da realização da Copa Mundial de Rugby na própria África do Sul, Nelson Mandela decide apoiar os Springbocks, gerando grande polêmica entre os seus aliados, opositores e a própria seleção.
Primeiramente, Mandela reuniu-se comFrançois Pienaar, o capitão dos Springbocks, e o principal defensor da seleção. O presidente viu no jovem um grande aliado em potencial, e buscou identificar nele as características de um líder pronto para defender o time até o fim. No entanto, Pienaar estava longe de ser esse líder, porém, uma vez frente à Mandela, prometeu fazer o que fosse possível para conseguir alcançar a meta proposta pelopresidente: vencer a Copa do Mundo de Rugby de 1995.
A META DE MANDELA – FAZER COM QUE A ÁFRICA DO SUL VENCESSE A COPA MUNDIAL DE RUGBY
Para vencer a copa, o time precisava, principalmente, do apoio de toda a população à sua causa. Dos brancos, torcedores habituais, isso não foi tão difícil de obter, apesar dos sucessivos fracassos da seleção. No entanto, era preciso que os negros também apoiassem osSpringbocks. E como conseguir isso, uma vez que a seleção de rugby era considerada um símbolo do Apartheid?
Uma das principais ações que Mandela propôs, e os dirigentes dos Springbocks aceitaram, foi a aproximação dos jogadores com a população com a população mais pobre – e negra – nas townships (o equivalente a favelas ou comunidades na África do Sul). Em uma cena emblemática do filme, quando o...
tracking img