Geoprocessamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise espacial de índices agronômicos de uma lavoura de Coffea arábica L. situada no IFES Campus de Alegre – ES.

Arlindo Júnior Moraes Neto , Danilo Ferreira Mendes, Mayk Henrique Souza e Patrícia Pansini Oliveira

1-Graduandos em Tecnologia em Cafeicultura do Instituto Federal do Espirito Santo , Campus Alegre.

Resumo - Este trabalho teve como objetivo aplicar a metodologia da variabilidadeespacial de índices agronômicos de uma lavoura de Coffea arabica L., situada no IFES Campus de Alegre em atributos que caracterizam o porte das plantas. O experimento foi realizado nas aulas práticas da disciplina de Geoprocessamento no mês de maio/2012 , em uma lavoura com três anos de idade, cultivada no espaçamento de 2,0 x 1,0 m, sombreada com bananeira e sistema de irrigação por gotejamentoAs plantas foram georreferenciadas, em uma lavoura cafeeira com cinco anos de idade,. Os pontos amostrais foram caracterizados por cinquenta e quatro plantas em uma malha georreferenciada de 10 x 10, em uma área de 5864,20 m2. O Sistema de Navegação por satelites utiliza o World Geodestic System 1984 (WGS 84) como referência. As variáveis analisadas foram: altura da planta; 1/3 da altura daplanta, diâmetro do caule e da copa. Os resultados foram calculados e tabelados para melhor entendimento.

Palavras-chave: Coffea arabica L, georreferenciadas, porte, plantas.

Spatial analysis of indices of an agronomic crop of Coffea arabica L, located in the Campus IFES Alegre – ES

Abstract - This study aimed to apply the methodology of spatial variability of agronomic rates of a crop of Coffeaarabica L., located in the Campus IFES Alegre attributes that characterize the size of the plants. The experiment was conducted in the classroom practices of the discipline of GIS in the month of maio/2012 on a farm with three years of age, planted at a spacing of 2.0 x 1,0 m, shaded by banana plants and drip irrigation system for the plants were georeferenced in a coffee plantation with five years ofage. The sampling points were characterized by fifty-four plants in a georeferenced grid of 10 x 10 in an area of ​​5864.20 m2. The datum WGS 84 was used. The variables analyzed were: plant height; 1/3 of plant height, stem diameter and crown. The results were calculated and tabulated for better understanding.Keywords: Coffea arabica L, georeferenced sized plants.

Introdução

Do ponto de vistaagronômico, o sucesso de uma lavoura cafeeira, segundo o Mapa/Procafé começa pela escolha da variedade adequada, a qual deve possuir características desejáveis, como boa produtividade, vigor, de preferência com porte baixo e tendo boa qualidade nos fruto.

Na determinação do atributo que caracteriza o porte da planta, uma das medidas necessária é a obtenção das coordenadas dos pontos de controle(GPS – Sistema de Posicionamento Global), a utilização de paquímetro na medição do diâmetro do caule, a régua graduada e régua comum nas medições do porte da planta.
O GPS, na atualidade, é o instrumento mais eficiente para a coleta de informações espacializadas na descrição de imoveis rurais. O georreferenciamento é uma técnica aprimorada de descrição dos imóveis rurais, onde contribui para ocontrole tanto do cadastro dos imóveis rurais como dos direitos reais a eles relativos.
A lavoura cafeeira para desenvolvimento do estudo está localizada no IFES Campus de Alegre, cultivada no espaçamento de 2,5 x 1,0 m, sombreada com bananeira, sistema de irrigação por gotejamento e com idade de três anos.

Sistemas consorciados de cultivo de café, com sombreamento moderado, podem contribuir para amanutenção da sustentabilidade da produção dessa cultura. Em vista das modificações microclimáticas que ocorrem quando diferentes organismos compartilham o mesmo espaço (BEER, 1998), o cultivo consorciado é uma estratégia de proteção da lavoura de café, minimizando os efeitos do ambiente, como ventos fortes, temperaturas elevadas e excessos de radiação (CAMARGO e PEREIRA, 1994).

O estudo teve...
tracking img