Jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cultura Um Conceito Antropológico

1. Da Natureza da Cultura ou Da Natureza à Cultura
“Mesmo antes da aceitação do monogenismo, os homens se preocuparam com a diversidade de modos de comportamento existentes entre os diferentes povos.” ( p.10)
Podemos analisar no texto, as diferentes formas de descrição das sociedades e de suas cultura, destacando a vida do homem e da mulher, como casal eseus costumes, podemos analisar uma delas, que foi feita pelo Tácito (55-120), cidadão romano, sua analise foi em relação as tribos germânicas, sobre as quais escreveu com admiração:
“por isso, o casamento na Alemanha é austero, não há aspecto de sua moral que mereça maior elogio. São quase únicos, entre bárbaros, por se satisfazerem com uma mulher para cada, as exceções que são extremamenteraras são de homens que recebem ofertas de muitas mulheres devido ao seu posto (...)” ( p. 11)
Podemos observar que Tácito descreve algo, em que muitas sociedades, não é real, já que existem civilizações na qual o homem pode ter mais de uma mulher .
“Desde a antiguidade, foram comuns a tentativa de explicar as diferenças de comportamentos entre os homens a partir das variações do ambientesfísicos.” (p.13)
“ (...) a existência dessas diferenças não necessita retornar ao passado, nem mesmo empreender uma difícil viagem a um grupo indígena,localizado nos confins da floreta amazônica ou em uma distante ilha do pacífico.Basta comparar os costumes de nossos contemporâneos que vivem no chamado mundo civilizado ” (p. 14)

O Determinismo Biológico
“São velhas e persistentes as teorias queatribuem capacidades especificas inatas a “ raças” ou a outros grupos humanos.’’ (p. 17)
“Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Segundo Felix Keesing, não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.” (p. 17)
“Os dados científicosde que dispomos atualmente não confirmam a teoria segundo a qual as diferenças genéticas hereditárias constituiriam um fator de importância primordial entre as causas das diferenças que se manifestam entre as culturas e as obras das civilizações dos diversos povos ou grupos étnicos. Ele nos informam pelo contrário, que essas diferenças se explicam antes de tudo, pela história cultural de cadagrupo” ( p. 18)
Isso é bem explicado no texto quando o autor fala que, não se pode delimitar e explicar as diferentes formas culturais a partir da determinação biológica, pois se pegarmos um recém nascido sueco e colocarmos para ser criado com uma família do interior do Brasil, ele era características culturais iguais a dos habitantes daquele lugar, ou seja não é biologicamente que se define acultura, mais sim como é criado e de como é passado as formas de aprendizagem.
O Determinismo Geográfico
“O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural” (p. 21)
“(...) não é possível admitir a ideia do determinismo geográfico, ou seja, a admissão da aça mecânica das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva. A posição damoderna antropologia é que a cultura age seletivamente e não casualmente sobre seu meio ambiente, explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para qual as forças decisivas estão na própria cultura e na história da cultura.” (p. 24)
“As diferenças existentes entre os homens portanto não podem ser explicadas em termos da limitações que lhes são impostas pelo seu aparatobiológico ou pelo seu meio ambiente” (p. 24)

Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura
Neste momento podemos ver a analise de vários pensadores importantes, entre eles Jonh Locke e Rousseau, em relação à cultura, porém o conceito de cultura, pelo menos como utilizado hoje, foi definido pela primeira vez por Tylor.
“Em 1871, Tylor definiu cultura como sendo todo o comportamento aprendido,...
tracking img