Etiologia e epidemiologia dos transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Psicologia




Epidemiologia e Etiologia dos transtornos alimentares. A influência da imagem corporal no desenvolvimento e na manutenção. Risco e prevenção dos transtornos alimentares. Co-morbidade psiquiátrica nos transtornos alimentares. Curso e prognóstico dos transtornos alimentares.

Professora: Heren Nepuceno











Anápolis, setembro2012.
Epidemiologia e Etiologia dos transtornos alimentares. A influência da imagem corporal no desenvolvimento e na manutenção. Risco e prevenção dos transtornos alimentares. Co-morbidade psiquiátrica nos transtornos alimentares. Curso e prognóstico dos transtornos alimentares.
Os principais transtornos alimentares
Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamentoalimentar que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades. Os principais tipos de transtornos alimentares são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. Essas duas patologias são intimamente relacionadas por apresentarem alguns sintomas em comum: uma idéia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso, uma representação alterada da formacorporal e um medo patológico de engordar. Em ambos os quadros os pacientes estabelecem um julgamento de si mesmo indevidamente baseado na forma física, a qual frequentemente percebe de forma distorcida.
O impacto que os transtornos alimentares exercem sobre as mulheres é mais prevalente, ainda que a incidência masculina esteja aumentando assustadoramente. A vigorexia, por exemplo, tem sidopredominante nos homens, mas já se esta detectando casos de mulheres obcecadas pelo músculo. Já os transtornos dismórficos acometem igualmente ambos sexos.
Além da anorexia e da bulimia, existem outros transtornos alimentares importantes, tais como a obesidade ou a falta de apetite conseqüente a doenças que físicas e transtornos emocionais, ou simplesmente desencadeadas por uma serie de fatorespsicológicos, sócio-culturais e educativos.
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é um transtorno emocional que consiste numa perda de peso derivada e num intenso temor da obesidade, acomete preferentemente a mulheres jovens entre 14 e 18 anos.
Os sintomas mais frequentes são: o medo intenso a ganhar peso, mantendo-o abaixo do valor mínimo normal; pouca ingestão de alimentos ou dietas severas
imagemcorporal distorcida; sensação de estar gorda quando se está magra
grande perda de peso; sentimento de culpa ou depreciação por ter comido; hiperatividade e exercício físico excessivo; perda da menstruação; excessiva sensibilidade ao frio; mudanças no caráter.
Bulimia Nervosa
A bulimia nervosa é um transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos numcurto espaço de tempo (as crises bulímicas), seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal, preocupação esta que leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde. A bulimia nervosa também acomete preferentemente a mulheres jovens ainda que algo maiores que ena anorexia.
Os sintomas mais freqüentes são: comer compulsivamente em forma ataques de fomee a escondidas; preocupação constante em torno da comida e do peso; condutas inapropiadas para compensar a ingestão excessiva com o fim de não ganhar peso, tais como o uso excessivo de fármacos, laxantes, diuréticos e vômitos auto-provocados; manutenção do peso pode ser normal ou mesmo elevado; erosão do esmalte dentário, podendo levar à perda dos dentes; mudanças no estado emocional, tais comodepressão, tristeza, sentimentos de culpa e ódio para si mesma.
Síndrome do Gourmet
As pessoas que sofrem dessa síndrome vivem preocupadas (mais que o normal) com a preparação, compra, apresentação e ingestão de pratos especiais, diferentes ou exóticos. Podem continuar com esse tipo de preocupação e atividade, muito embora tenham perdido o interesse nas suas relações sociais, familiares e...
tracking img