Ouvide decroly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Metafísica é apenas um esforço obstinado para pensar com clareza
É o costume dizer-se que cada um tem sua Filosofia e até que todos os homens têm opiniões. É verdade que todos os homens têmopiniões, e que algumas delas - tais como as opiniões sobre religião, moral e o significado da vida. Tomemos como exemplo a religião, ,ela não é metafísica, porém quando nos questionamos sobre o motivo dascrenças e das práticas religiosas e sua influencia no viver diário, passamos a pensar metafisicamente.
metafísica quer quanto à concepção racionalista, argumentando que estas procuram transcender oslimites do conhecimento humano. metafísico é preciso pensar, sem estar baseado em dogmas ou de forma superficial, nos básicos e intrigantes problemas da existência dos homens. São problemas básicos porserem fundamentais para a vida humana e porque muitos aspectos da vida dependem deles.
Trata-se de uma visão simplista e equivocada de pessoas que só conseguem perceber a vida por meio de dimensõespráticas. Os homens em geral sentem-se mais à vontade quando pensam sobre como fazer uma coisa ou outra, do que pensar no motivo pelo qual estão fazendo. É por isso que a política, a engenharia e aindústria são consideradas mais naturais pelos homens do que a filosofia, por exemplos. A metafísica não está interessada, de maneira nenhuma, por esse ,como da vida humanas, mas sim pelos “porquês”, poraquelas questões que uma pessoa pode passar a vida inteira para formular, sem muitas vezes encontrar uma resposta satisfatória.
a cosmologia, que dá uma caracterização do mundo material, mutável, e apsicologia racional, que lida, entre outras coisas, com o problema da mente-corpo e, supostamente, com o problema do livre-arbítrio..

A filosofia tem três grandes perguntas a responder. Sãoperguntas que precisam de respostas para que uma pessoa consiga pensar, e portanto para que se consiga viver. Estas perguntas são: “O que existe?”, “Como eu sei disso?”, “O que devo fazer sobre isso?”....
tracking img