Recursos minerais do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECURSOS MINERAIS DO BRASIL

O Brasil é um país de grande potencial mineral. Isso se deve a questão do país possuir grande parte de sua superfície constituída por terrenos metamórficos (cristalinos) datados do período Pré-Cambriano. No Brasil, as áreas de escudos proterozóicos, que fazem parte de 36% do território, são as mais propensas à ocorrência de minerais metálicos, como o ferro, omanganês, a bauxita, o ouro etc. As áreas de exploração mineral de destaque estão na região Centro-Sul e Norte. Nas bacias sedimentares, que representam 64% dos terrenos, é comum a ocorrência de minerais não-metálicos, omo o carvão, o petróleo, o gás natural e o calcário.
As principais áreas produtoras de minerais no Brasil são:
REGIÃO NORTE

Serra do Navio - AP

Localizado no no municípiodo mesmo nome, na Microrregião de Macapá e Mesorregião do Sul do Amapá - AP, o distrito manganífero da Serra do Navio está situado as margens do rio Amapari. As concentrações residuais de óxidos de manganês, foram descobertas na década de 1940, onde deram origem à primeira mineração da Amazônia. As minas abertas em meados da década de 1950, encontram-se em fase de explotação. Atualmente, osdepósitos de minério de manganês com maior expressão econômica situam-se na região de Carajás. Ocorrências menores são conhecidas há várias decadas na região do rio Sucundi, no estado do Amazonas.

Região da exploração de manganês na Serra do Navio - AP
Serra do Carajás

Mapa dos recursos minerais do Pará
A Serra dos Carajás é uma formação vulcano-sedimentar que faz parte do grupo Grão-Pará eestá localizada na região central do Estado do Pará. É uma verdadeira "mina de ouro", pois a região esconde em suas entranhas, minério de ferro, ouro, cobre, zinco, manganês, prata, bauxita, níquel, cromo, estanho e tungstênio em quantidades ainda desconhecidas e que fizeram da Província Mineral de Carajás uma das regiões mais ricas em minérios do mundo.

Exploração de manganês na Serra doCarajás - PA
A primeira jazida de minério de ferro foi descoberta em 1967 quando o helicóptero do geólogo Breno dos Santos, da US Steel, foi obrigado a um pouso de emergência em uma clareira na região. Sem querer, eles pousaram em uma "canga" - região onde o minério de ferro está tão rente à superfície que a vegetação não consegue crescer de forma normal. O geólogo, durante o vôo, havia notadodiversas clareiras como aquela pela região. Assim, estava descoberta a maior reserva de minério de ferro do mundo.

Exploração de minério de ferro em Carajás - PA
As pesquisas foram iniciadas naquele mesmo ano, mas as obras do Projeto Carajás, encampadas pela Vale do Rio Doce, começaram em 1978. Três anos depois, foi feita a primeira detonação para a abertura de mina, e em 1985, entrou em operação oprimeiro trem de minério da região. A primeira venda do minério daquela região ocorreu em 1986, quando foram embarcadas 13,5 milhões de toneladas de minério de ferro.

Trem transportando minério de ferro em Carajás
O minério de ferro da Província Mineral de Carajás é importante, não apenas pela quantidade em que se encontram, mas também pela qualidade: é o melhor minério de ferro do mundo.Porém, ao mesmo tempo em que a descoberta da Província Mineral do Carajás trouxe enormes benefícios econômicos para a região, a extração mineral também causa uma série de impactos ambientais e culturais significativos.
Na região da Serra dos Carajás já foram encontrados diversos sítios arqueológicos que ainda não foram estudados, com exceção do sítio localizado na Serra dos Carajás chamado de"Gruta do Gavião", que possui evidências de presença humana datadas de 8.500 anos e está entre as maiores do país.

Gruta do Gavião, na Serra dos Carajás - destruída por causa da exploração de minério de ferro
Infelizmente, a gruta foi destruída em 1994 pela mineração. Outra gruta ameaçada pela exploração mineral é a Gruta do Piquiá onde é feito os registros dos primeiros artefatos em...
tracking img