Etiologia dos trastornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Epidemiologia e Etiologia da obesidade
A epidemiologia da obesidade estuda os possíveis fatores que determinam o seu aparecimento ou desenvolvimento.
A obesidade é considerada um dos maioresproblemas de Saúde Pública que provoca sérias consequências sociais, físicas e psicológicas , é considerado um dos transtornos nutricionais mais frequentes nas crianças e adolescentes e a sua prevalência,nestas escalas etárias, tem vindo a aumentar gradualmente nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.
O interesse em reconhecer dados epidemiológicos está em estabelecer graus de risco,que permitam programar linhas de atuação específicas para um determinado grupo. Neste sentido, é conhecido que existe uma correlação clara entre a gravidade da obesidade e a frequência dedesenvolvimento de complicações, que é máxima quando o índice de massa corporal ultrapassa valores de 40kg/m2.
No mundo, as taxas de obesidade mais altas são encontradas na Arábia Saudita, EUA, Tunísia e Canadá, eas mais baixas na China, Mali, Japão, Suécia e Brasil.
( http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/7590/epidemiologia-da-obesidade)
A etiologia da obesidade não é de fácil identificação,quando é caracterizada como doença multifatorial de fatores comportamentais, culturais, genéticos, fisiológicos e psicológicos. Recentes avanços na área de endocrinologia e metabolismo mostram que,diferentemente do que se acreditava há alguns anos, o adipócito sintetiza e libera diversas substâncias, não sendo apenas uma célula armazenadora de energia. Entre as substâncias liberadas pelo adipócitoincluem-se a adiponectina, o fator de necrose tumoral, a interleucina-6 e a leptina.
Especificamente, a leptina desempenha importante papel no controle da ingestão alimentar e no controle do pesocorporal em mamíferos. Além disso, o hormônio ghrelina, recentemente descoberto, também parece influenciar o metabolismo energético e a obesidade. As alterações que o exercício físico provoca na...
tracking img