Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE JORGE AMADO

Nome:

ETICA

Introdução.

Desenvolvimento.

Conclusão.

Referências.

Introdução
Quando falamos sobre o conceito de ética, as pessoas costumam confundir oseu significado, entendendo que se trata de “moral”. Esse entendimento, no entanto, não deve ser considerado como estranho, pois, na ao longo da história, essas duas palavras têm o mesmo significado. Otermo “ético” vem do grego “ethos”, que por sua vez, tem seu correlato no latim “morale”, possuindo o mesmo significado. Podemos então concluir que ética e moral são palavras sinônimas, mas ossignificados são diferentes.
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Essas normas são desenvolvidas ao longo da vida do homem através da educação, pela tradição epelo cotidiano. Durkheim definia moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Por sua vez, ética é algo que está relacionado ànatureza, ou seja, as pessoas já nascem que ela. É a diferenciação do certo e do errado. Como roubar, matar, difamar etc.
Deveremos no final deste trabalho, ter uma melhor concepção da ética em nossasociedade contemporânea.

Desenvolvimento

Moral e Ética: Dois Conceitos de Uma Mesma Realidade

Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto denormas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendoalgo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outroshomens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano...
tracking img