Densidade dos corpos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1356 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Antes de medir alguma coisa, devemos seleccionar uma unidade para cada tipo de grandeza a ser medida. Para fins de medida consideram-se as grandezas físicas e as respectivas unidades divididas em duas categorias: fundamentais e derivadas. Os físicos reconhecem a existência de quatro tipos de grandezas fundamentais independentes: comprimento, massa, tempo e carga eléctrica. Adensidade de um corpo e definida como sendo a massa desse corpo por unidade de volume. Dessa forma um corpo de massa m e volume tem densidade (Ziar, 2010).

2. Objectivos

Determinar:
* a densidade de um sólido regular
* a densidade de um sólido irregular
* a densidade de líquidos.

3. Resumo Teórico
3.1 Densidade
A densidade de um corpo é definida como sendo a massa dessecorpo por unidade de volume. Dessa forma um corpo de massa m e volume v tem densidade (Alonso e Finn, 1972)
A densidade dos sólidos e líquidos, segundo o sistema internacional de unidade é expressa em quilogramas por metro cúbico kg/m entretanto, é mais comummente expressa em unidade de gramas por centímetro (g/cm).
A definição de densidade pela fórmula somente pode ser aplicada aos corposhomogéneos, isto é, corpos que possuem mesma composição em toda a sua extensão. Para corpos não homogéneos, ela dá apenas a densidade média. No caso de corpos heterogéneos, a densidade varia de ponto a ponto. Pode-se obter a densidade numa posição particular, devindo-se a massa dm contida num pequeno volume dV, localizado em torno daquela posição.

3.2. A densidade Absoluta
Densidade Absoluta oumassa específica é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa. (

3.3. A densidade relativa
Densidade relativa, chamado às vezes densidade específica, é a relação da densidade de uma substância àdensidade de um material de referência dado. Se a densidade relativa de uma substância for menos de uma então é mais menos densa do que a referência; se mais extremamente de um então ele será mais denso do que a referência. Se a densidade relativa for exactamente uma então as densidades são iguais; isto é, os volumes iguais das duas substâncias têm a mesma massa.


3.4. Lenda deArquimedes
Contam os livros que o sábio grego Arquimedes o descobriu enquanto tomava banho, quando procurava responder a Hierão, rei de Siracusa, se sua coroa era realmente de ouro puro. Conta Vitrúvio, que o rei mandou fazer uma coroa de ouro. Para isso, contratou um homem e ofereceu-lhe uma grande soma em dinheiro e a entrega do ouro necessário, aceitando assim o trabalho. Na data prevista osenhor trouxe-lhe a coroa executada na perfeição, porém, o rei estava desconfiado que o senhor tivesse o enganado trocando ouro por prata, chamou então Arquimedes a corte para que investigasse o que se passava uma vez que este era muito inteligente. Um dia, enquanto tomava banho na banheira, Arquimedes observou que, à medida que seu corpo mergulhava na banheira, a água transbordava. Conclui-se entãoque há densidade de seu corpo fizera a água transbordar e de tão contente que estava saiu da banheira e foi para a rua gritando: "Eureka, Eureka!", que em língua grega quer dizer descobri, achei, encontrei.

Assim, pegou um vasilhame com água e mergulhou um pedaço de ouro, do mesmo peso da coroa, registando o quanto a água tinha subido. Fez o mesmo com um pedaço de prata. Efectuou o mesmoregisto e comparou-o com o anterior concluindo que o ouro não fez a água subir tanto como a prata. O nível da água subiu mais com a prata do que com o ouro.
Por fim, inseriu a coroa na água. Esta elevou o nível da água mais do que o ouro e menos do que a prata. Arquimedes constatou, então, que a coroa havia sido feita com uma mistura de ouro e prata. Pôde-se assim desvendar o mistério da coroa e...
tracking img