Etica nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências contábeis – 8 Semestre
Professora: FRANCIS FAVATTO

Disciplina: ETICA DO CONTADOR

Trabalho de compensação de faltas – Licença Maternidade

ETICA NAS EMPRESAS

Nome: Andréia P Moreira RA: 1658484

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. O QUE É ÉTICA 4
3. ÉTICA NAS EMPRESAS 5
4. CONCLUSÃO 9
5. BIBLIOGRAFIA 10


1. INTRODUÇÃOComo em qualquer outro tipo de relação entre pessoas, para que se tenha um relacionamento profissional adequado dentro de uma entidade é necessário que seja observadas regras afim de manter a convivência e alcançar os objetivos propostos pela direção. Como em qualquer outro ramo da sociedade é necessário que a convivência no mundo empresarial seja regida por princípios morais e éticos que venham agarantir o bom relacionamento entre os indivíduos da organização, mesmo diante das diferentes crenças, culturas e costumes de cada pessoa. A ética se ocupa do estudo do comportamento humano em sociedade, a fim de estabelecer comportamentos que sejam aceitos por toda a sociedade.
Uma empresa deve seguir princípios morais e estar sempre preocupada com o interesse comum, ou seja, do empresário, doconsumidor, do trabalhador e do governo.

2. O QUE ÉTICA?

A Ética é o ramo da filosofia que estuda a essência do comportamento humano, como ele deve ser. Ela analisa o bem, aquilo que não prejudica ao ser humano ou a terceiros. Podemos dizer que os valores éticos podem se transformar, assim como a sociedade se modifica. Lógico, que a ética não retrata apenas os costumes, pois trata-se de umareflexão teórica com validade universal.
Conforme Lisboa (1997), tendo como base que a convivência em sociedade precisa ser mantida mesmo frente às diferenças, torna-se necessário buscar um nível de comportamento que seja aceito pelo conjunto da sociedade, a despeito das crenças e valores de cada indivíduo. A ética vem se ocupar do estudo do comportamento humano, a fim de estabelecer as condiçõesnecessárias à convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas. De maneira objetiva, a definição de ética consiste no ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado.
Os atos cometidos que venham a prejudicar uma ou mais pessoas, o desrespeito às regras de uma sociedade, necessárias para que seja mantido o bom convívio entre os indivíduos, pode serconsiderado como falta de ética.
Segundo Lisboa (1997), a prática de qualquer ato que venha a desobedecer às regras formadas e aceitas pela sociedade, independente da natureza, é considerada falta de ética.
Conforme Lisboa (1997), as regras que são estabelecidas dentro de uma sociedade, têm por finalidade proteger os direitos de cada pessoa e da sociedade em si. Portanto, há de se concluir, que atransgressão de tais regras condiciona à imposição de algum tipo de penalidade ao infrator, mesmo que se constitua apenas de uma condenação moral.
A ética implica a possibilidade de escolha, de opção. Cabe a cada pessoa decidir por agir de forma ética ou não, frente às diversas situações.
De acordo com Lisboa (1997), todas as pessoas constantemente são colocadas diante de situações que terão que optarentre cumprir ou quebrar uma determinada regra. É imaginável que nesses momentos dois fatores influenciem na decisão: (1) o benefício que poderá ser alcançado com a violação da regra; e (2) o prejuízo que lhe será causado com a imposição da penalidade por ter descumprido a regra. Algumas pessoas optarão em determinadas situações, pela obediência às regras, enquanto outras optarão pela violação dasmesmas.

3. O COMPORTAMENTO ÉTICO DENTRO DA EMPRESA

Conforme Júnior (2004), nos dias atuais o senso comum propaga que não existem mais tantas pessoas que confiam nos princípios éticos-morais, pelas situações que levam o homem nas condições da sociedade contemporânea.
As regras éticas acabam por ser desrespeitadas em qualquer lugar, segundo Lisboa (1997), assim como as regras acabam sendo...
tracking img