Etica nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALINE GOLIAS, RA.................; FABIANE PEGADO, RA: 911103296; MANOEL MENDES PEREIRA, RA 911112927 ; MARIA ELSIANE PINHEIRO, RA: 911111717; MARIANA RODRIGUES, RA 911100703 ; LUCAS DE OLIVIERA SANTOS, RA 911109673; SHEILA VALERIA, RA 911113392.







PESQUISA SOBRE A IMPORTANCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA NAS EMPRESAS









Trabalho para compor a3ª nota de avaliação da disciplina Ética Profissional e Empresarial do Curso Superior de Formação Específica em Administração de Recursos Humanos da Universidade Nove de Julho – UNINOVE – Turma 3º E - Noturno


Orientadora: Profª. Thais Baleeiro











UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO – UNINOVE

SUMÁRIO



1.INTRODUÇÃO..............................................................................3
2. O QUE É ETICA?..........................................................................4
1. O QUE É SER ÉTICO..........................................................................4
2. COMPORTAMENTO ETICO NAS EMPRESAS..................................5
3. COMO AGIRETICAMENTE................................................................6
3. CÓDIGO DE CONDUTA APLICADO NAS EMPRESAS.............7
4. CONCLUSÃO................................................................................9



ANEXOS:

ANEXO I -
















1. INTRUDUÇÃO

Esta pesquisa teve como objetivo apresentar a importância do código de ética nas empresas e algumas razões para aempresa ser ética. A cultura organizacional de uma organização além de ser subjetiva aos que atuam no local é muitas vezes sustentada por parâmetros e códigos das organizações. As regras e condutas estabelecidas por este código são incorporadas nas empresas e no comportamento e ações de seus funcionários, assim como influenciam no modo de pensar destes funcionários em certas situações, ajudando aconstruir a cultura Organizacional.
È abrangido também, o tipo de relacionamento que os colaboradores devem ter com os públicos da organização como clientes, fornecedores, parceiros, imprensa, governo e acionistas, entre outros, com regras e pontos práticos do que se deve ou não fazer na relação com esses públicos em regras simples, mas aplicáveis nas mais diversas situações. Mostrando também existemsituações como a responsabilidade na colaboração fora da empresa, como colaborador deve portar mediante as situações de conflitos de interesses e corrupção e propinas.
Este trabalho apresenta uma análise da importância do comportamento ético nas organizações visto que, nestes tempos de globalização e reestruturação competitiva, as empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter suaspreocupações em práticas efetivas, mostram-se mais capazes de competir com sucesso e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também resultados compensadores em seus negócios. Ética, enquanto filosofia e consciência moral, é essencial à vida em todos os seus aspectos, seja pessoal, familiar, social ou profissional. Assim, enquanto profissionais e pessoas,dependendo de como nos comportamos, por exemplo, em nossas relações de trabalho, podemos estar colocando seriamente em risco nossa reputação, nossa empresa e o sucesso em nossos negócios. A sobrevivência e evolução das empresas e de seus negócios, portanto, estão associadas cada vez mais a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservaçãoda integridade e dos direitos das pessoas.
O QUE É ÉTICA?


A ética e um conjunto de regras adotadas pela sociedade para dar limites ao social há ética em tudo, no lar quanto à posição clara dos que compõe família: pai, mãe ,filhos ,avós, tios é dentro do convívio há limites ético aquilo que pode é o que não pode é o que não pode fazer. A ética nós diz que não e certo surrarmos uma...
tracking img