Etica na engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ética na profissão de engenharia

Ética é um conjunto de princípios ou padrões pelos quais se pautam a conduta humana, considerada um ciência normativa. Serve para que haja um equilíbrio e bomfuncionamento social, impossibilitando que ninguém saia prejudicado, está relacionada com o sentimento de justiça social. Tem características próprias em cada civilização por se tratar de um padrão decomportamento e conduta. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Como exemplo, pode-se citar: ética naprofissão da engenharia.
A ética na profissão da engenharia é estabelecida pelo código de ética profissional da engenharia, arquitetura, agronomia, geologia e meteorologia. Que determina fundamentoséticos e as condutas necessárias ao exercício das profissões em qualquer nível de formação, modalidade e especialização.
O profissional tem o dever oferecer o seu conhecimento para o bem da humanidade,contribuir para a manutenção de outros e também tornar publico os seus conhecimentos ligados a profissão. Deverá este identificar-se e dedicar-se com zelo, desenvolvendo e preservando o bomconceito e apreço social a profissão, mantendo o sigilo profissional quando lhe for confiado pelo cliente ou empregador a não ser quando haja uma determinação legal para divulgação ou informação. Junto aosdemais profissionais, agir com lealdade observando o principio da igualdade e da imparcialidade,respeitando o direito de escolha do dono dos serviços, alertando sempre para os riscos eresponsabilidades. O profissional tem como obrigação orientar quanto aos princípios do desenvolvimento sustentável e atender na elaboração de projetos e execução de obras recomendando a conservação de energia eminimização dos impactos ambientais. Está vedado aos profissionais o descumprimento consciente e sem justificativa dos deveres do oficio, usar de má-fé na orientação, proposta, prescrição técnica ou...
tracking img