Etica na demissao de inacio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas para as perguntas apresentadas.
1. Discuta a responsabilidade de Carlos ao repassar a decisão de um vendedor com problemas para uma nova gerencia que começava a tuar na região.

Resposta 1. Carlos já estava saturado com os problemas internos, tinha metas a cumprir e sabia que Silas defendia Inacio, ele já tinha identidicado o problema e com a pressão seria mais fácil demitir econtrar outro, considerando que nesse ramo, seu perfil, sua personalidade, sua responsabilidade, exigia que tomasse uma decisão imediata, e identificar esse problema e solucionar seria muito pratico e vantajoso, levando em conta que não poderia fraquejar já no incio de sua gestão. Resultados! Era o que a empresa esperava dele. Repassar a informação para demissão seria um risco, poderia ser malinterpretado, tanto que Pereira sabendo que ele era novo no processo resolver dar mais um tempo, para se certificar que a decisão de Carlos era acertiva.

2. Se tu tivesses no lugar de Pereira, como teria agido em relação a proposta inical de carlos demitir imediatamente o vendedor?

Resposta: Faria o mesmo. Carlos era novo no processo e Pereira já conhecia Inacio, poderia entender que algumproblema pessoal entre Carlos e Inacio pudesse prejudicar o funcionário, ou algo que não foi explicado. Faria o mesmo. Melhor conhecer o problema mais profundamente antes de tomar decisões tão importantes.
Não teria Pereira errado ao assumir para si o risco dessa
decisão, podendo alegar que a escolha era de Carlos e não cabia a ele discutir?

Resposta 2 : Acredito que Pereira agiu com ética, agiucom o coração e competência. Mesmo assim sentia-se mal por ter despedido alguém que estava com problemas com o filho, ele também sendo um pai amoroso. Ele assumiu para si um problema que poderia pesar em sua consciência no futuro e ele teria um problema maior consigo mesmo. Analisando friamente após o encontro dos dois, após a morte do filho, Inacio poderia ser demitido por Carlos, para a empresaseria mais pratico e lucrativo, mas Pereira não tinha 100% de certeza que Carlos estava totalmente certo, na duvida não arriscou, preferiu tomar o problema para si.

3. Qual seria a sua decisão em relação ao vendedor Inacio?

Resposta 3: Eu teria feito quase a mesma coisa. Inicialmente não demitiria Inacio definitivamente sem antes conhecer melhor o problema e dar uma nova chance a ele.Considerando que era um bom vendedor e com probelams pessoais o atrapalhando, tentaria resgata-lo também, assim como fez Pereira. Eu poderia tentar um afastamento não remunerado, dando a ele tempo para resolver a situação e deixar as portas abertas para ele considerando o problema pessoal. Colocar-se no ligar do outro é muito importante, mesmo tomando a decisão em demiti-lo, devemos saber o que elepoderia sentir. Estar com o filho doente, prestes a morrer e perder o emprego seria pior.
Faria a demissão ou o afastamento.
Ficar em paz com minha consciência é a melhor solução. O ser humano esta acima de qualquer coisa, o importante é tentar ter um equilíbrio nesse ramo financeiro. Poderia contratar outra pessoa para atuar na mesma região para não perder a clientela e ajudar Inacio naquelaregião. O que percebo e acho inútil é você ter um fuincionario com problemas, sabe que o mesmo esta desestruturado, e você o pressiona e diz” – Preciso de você 100%, seu emprego depende disso”. Raramente alguém da à volta por cima e reverte a situação, se ele tinha um problema, agora tem dois problemas gravíssimos. Mas tudo tem seu lado bom, de alguma forma somos recompesados, se sabermosidentificar. Muitos se fortificam ao se levantar do fundo do poço, são os mistérios da vida.

4. Discuta o papel da empresa em relação ao caso apresentado: que ações poderiam ser adotadas?

Resposta 4. A empresa é composta de pessoas, e cda pessoa tem um comportamente diferente, neste caso tivemos um gerente prestes a se aposentar, um outro decidido a demitir Inacio e o outro preferiu dar mais uma...
tracking img