Esola verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
35ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - TIMBÓ
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FREI LUCÍNIO KORTE
Rua Santa Catarina, 416. Doutor Pedrinho – SC. CEP: 89126-000
Fone: (47) 3388 0211.
eebfreilkorte@sed.sc.gov.br
http://www.wix.com/escola/frei_lucinio









PROJETO ESCOLA VERDE








COORDENAÇÃO:
DIREÇÃO DA ESCOLAAPOIO
ALUNOS, PROFESSORES, FAMÍILAS, FUNCIONÁRIOS, TECNÓLOGOS.








DOUTOR PEDRINHO, MARÇO DE 2012.






INTRODUÇÃO

Com o objetivo de inserir a escola num processo de transformação social a gestão da EEB Frei Lucínio Korte e a equipe docente propõe o projeto “Escola Verde”. Este projeto consiste num conjunto de sub-projetos que procuram planejar e executar ações quepermitem uma aprendizagem efetiva com exemplos e atitudes concretas. A concepção do projeto fica ao encargo da gestão da escola conta com educadores, famílias e educandos como parceiros diretos. A preocupação com a educação partindo do contexto e da realidade do educando associa-se a questões como sustentabilidade e cuidado planetário.

Assim diferentes ações promovidas por diferentes atoresconstituem um desafio institucional através do qual pretende-se transformar conceitos e hábitos. O reaproveitamento de resíduos sólidos, a utilização da água da chuva, a redução do consumo de papéis para impressão, a confecção de papel reciclado e sua utilização, são alguns dos sub-projetos lançados.


JUSTIFICATIVA

Uma das preocupações em relação à comunidade de Doutor Pedrinho, tem sidofrequentemente apresentar soluções para problemas que se agravam a cada ano. Nas últimas décadas os desastres ambientais tem ocorrido com uma frequência sempre maior e com intensidades nunca vistas. Sabe-se que isso decorre de uma série de descuidos praticados pela humanidade, quando esta tem visto a natureza como sua adversária na busca do progresso e do desenvolvimento.

Sabe-se que somente a comunidadede Doutor Pedrinho não poderá resolver o problema ambiental e suas consequências, mas é inegável a responsabilidade de cada um fazer sua parte. Não há como resolver um problema coletivo se cada um não o assumi-lo como sendo seu. Desta forma o projeto “Escola Verde” contempla uma diversidade de sub-projetos que abrangem uma série de problemas e respectivas soluções. O enfoque deste projeto éabordagem prática e apresentação de soluções.

Para tanto diferentes disciplinas e segmentos da comunidade escolar serão envolvidos. Além de um pequeno retorno financeiro, o grande objetivo e estabelecer uma formação efetiva e concreta e a busca de soluções para os problemas ambientais locais. O grande resultado esperado neste projeto é sensibilização comunitária em torno de uma problemática que aindaparece distante, mas que tem sido percebido mais próxima devido aos últimos acontecimentos.

Para tanto é necessária a participação de toda a comunidade escolar, afim de que o que é tratado na escola tenha um reflexo direto na vida das pessoas e suas famílias. Assim, cada educador e funcionário poderá contribuir para dar resolutividade á problemas cotidianos, bem como poderá desenvolver açõescriativas em outras problemáticas que virão.



OBJETIVOS

- estabelecer ações que transformem a relação homem-natureza;
- sensibilizar a comunidade escolar para a problemática ambiental para que se possa prevenir catástrofes futuras;
- identificar soluções para situações-problema partindo de situações contextuais;
- integrar a comunidade escolar ao processo educativo.



REFERENCIALTEÓRICO

A questão ecológica não é apenas um modismo ou uma tendência de mercado, mas uma necessidade da qual depende a sobrevivência do planeta e por conseguinte, da humanidade. O projeto “Escola Verde” procura sensibilizar a comunidade de Doutor Pedrinho para valores e concepções que transcendem os limites da contemplação de fatos e acontecimentos trágicos. Neste sentido BOFF (1996, p. 15)...
tracking img